Objetivo da iniciativa é discutir a formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde, articulando professores, estudantes, movimentos sociais, trabalhadores e gestores do SUS
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou na última segunda e terça-feira (11 e 12) da Caravana Forma SUS Sudeste, evento realizado pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação (SGTES), que acontece em todas as regiões do Brasil.
O evento, que reuniu representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, aconteceu na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). A iniciativa tem como objetivo discutir a formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS), articulando professores, estudantes, movimentos sociais, trabalhadores e gestores do SUS.
Durante os dois dias foram discutidas propostas que incluem a ampliação dos debates sobre a formação de estudantes de diversas áreas de graduação, o estabelecimento de acordos entre instituições de ensino e serviços de saúde e a promoção de experiências práticas no SUS para diferentes grupos.
Entre os temas abordados durante o encontro estiveram: processo formativo de estudantes de diversos cursos de graduação; pactuação entre instituições de ensino e serviços de saúde; vivências no SUS por diferentes atrizes e atores; garantia da permanência estudantil para grupos mais vulneráveis; além do fortalecimento de atividades e programas que integram ensino, pesquisa, extensão com o mundo do trabalho e a sociedade.
Os encontros proporcionados pela Caravana Forma SUS possibilitam discutir o conceito do SUS como escola; monitorar a execução dos projetos Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde, com o tema “Equidade”); promover o debate acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação da saúde; além de debater o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes) como instrumento de pactuação e organização dos cenários de prática.
A médica Silvia Melo dos Santos, técnica do Departamento de Educação Permanente de Volta Redonda, ressalta que o município recebe semestralmente mais de mil estudantes de nível técnico e superior na sua Rede de Atenção à Saúde (RAS).
“Atualmente mais de 13 intuições de ensino possuem acordos de cooperação com o município, utilizando nossos espaços de assistência para o processo de formação prática desses alunos. O Departamento de Educação Permanente de Volta Redonda é responsável pela regulação das vagas, assim como pelo monitoramento do processo formativo na RAS. Discutir dimensionamento de vagas, preceptoria qualificada nos cenários e dispositivos contratuais entre municípios e universidades é fundamental para garantir a qualidade da formação”, ressalta a médica.
O Projeto Pet Saúde Equidade, uma parceria do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) com as prefeituras de Volta Redonda e Pinheiral, também marcou presença no evento com a coordenadora do projeto, a enfermeira Jussara Moreira de Oliveira.
“O Programa de Educação para o Trabalho na Saúde é uma experiência exitosa do Ministério da Saúde, e neste ano o foco nas políticas de equidade incorpora estudantes da área da saúde e humanas, provocando dentro dos estágios no SUS a troca de experiências de forma interprofissional para o cuidado dos trabalhadores e futuros trabalhadores do SUS”, disse Jussara.
A Caravana ainda não acabou: outras regiões do país receberão o Ministério da Saúde na esperança da reconfiguração dos modelos adequados de formação para o cuidado do povo brasileiro.
Foto de divulgação – Secom/PMVR.