Paciente Euraquixis Paes, de 80 anos, está de sorriso novo; ele recebeu de forma gratuita uma prótese dentária da COC do bairro Siderlândia

Dizem que o sorriso é como um cartão de visita, ao sorrir expressamos alegria, empatia, leveza. O riso faz bem para o corpo e para a mente, além de contribuir para a autoestima das pessoas. Exemplo disso é Euraquixis Paes, de 80 anos, morador do bairro Belmonte, que está sorrindo à toa após receber gratuitamente uma prótese do atendimento odontológico da Prefeitura de Volta Redonda.

O aposentado é paciente da Clínica Odontológica Concentrada (COC) do bairro Siderlândia, onde recebeu todo o tratamento necessário – desde a avaliação do dentista da Saúde da Família até a revisão médica periódica da prótese para não comprometer a saúde bucal. O município possui seis Clínicas Odontológicas Concentradas e três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

“Primeiro extraí os dentes e depois fiz a prótese, fui muito bem atendido. Está sendo uma maravilha com a prótese, parece que nunca extraí os dentes, porque ficou perfeito. A prótese ajudou muito na minha aparência, eu administro um ministério e faço parte da igreja Assembleia de Deus, e com a prótese consigo pronunciar as palavras de forma correta, isso contribui para o desenvolvimento ministerial e autoestima”, disse o paciente.

Seu Euraquixis Paes foi encaminhado à clínica odontológica através da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Belmonte, e em menos de dois meses recebeu a prótese após iniciar o tratamento.

“Foi muito rápido, quando a dentista colocou a prótese senti que minha dignidade foi restabelecida. A minha esposa também foi atendida aqui, todos os profissionais são muito atenciosos, só tenho a agradecer pelo serviço”, comentou o aposentado.

A história de Euraquixis faz parte da série “Gratidão Não Prescreve”, que traz semanalmente relatos de pessoas gratas pelo atendimento recebido em algum serviço público ofertado pela Prefeitura de Volta Redonda.

Saúde bucal

A Clínica Odontológica Concentrada do Siderlândia atua na cobertura da Saúde da Família dos bairros Siderlândia, Belmonte e Jardim Belmonte. Os pacientes são referenciados pela Atenção Primária, ou seja, pelas unidades básicas de saúde.

“As pessoas que chegam até nós com a necessidade de prótese passam primeiro por uma avaliação e depois seguem para o atendimento especializado com o cirurgião-dentista, que prepara a moldagem. Atualmente, contamos com um laboratório terceirizado que confecciona a prótese, o paciente passa pela prova em cera e depois é concluída a prensagem até a entrega da prótese. Depois o paciente recebe e damos prosseguimento com o acompanhamento para a adaptação da prótese; e quando o paciente necessita, ofereceremos uma revisão”, explicou a gerente da COC Siderlândia, Virgínia de Souza.

Com um total de seis dentistas, hoje a maior demanda da clínica é para tratamento clínico como canal, bloco e outros. “Os procedimentos realizados são exames clínicos; restaurações de resina, ionômeros e amalgamas; extrações; cirurgias de terceiros molares; aplicação de flúor e selantes; profilaxia, ação preventiva da saúde bucal; tratamento de canal; cirurgias periodontais, de gengiva; e próteses”, disse Virgínia.

As Clínicas Odontológicas Concentradas (COCs) e três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estão localizadas nos bairros Aterrado, Santo Agostinho, Siderlândia, Jardim Tiradentes, Conforto, Eucaliptal, Vila Brasília, Retiro e Santa Cruz, e contam com cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

A Prefeitura de Volta Redonda também oferece atendimento de emergência 24h no Hospital Municipal Doutor Nelson dos Santos Gonçalves, antigo Cais Aterrado.

Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Pin It