No mês de conscientização contra o câncer de pele, a Secretaria de Saúde vai promover avaliação dermatológica multiprofissional, além de orientar sobre prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda inicia nesta semana, por meio das unidades da Atenção Primária à Saúde, as ações pelo Dezembro Laranja. No mês de conscientização contra o câncer de pele, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) criaram agendas para atendimento por livre demanda para avaliação dermatológica multiprofissional e para orientar sobre a importância da prevenção.
A Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Santa Rita do Zarur recebe os usuários nesta quarta-feira, 4, a partir das 13h; na quinta-feira, dia 5, será a vez dos usuários da UBSF Vila Rica/Tiradentes, às 8h. No dia 10 de dezembro (terça-feira), a UBS do bairro Rústico realiza ação pelo Dezembro Laranja a partir das 13h30, e a UBSF Candelária a partir das 14h, no mesmo dia; no dia 11 (quarta), profissionais da UBSF Volta Grande farão a campanha na Academia da Saúde, a partir das 9h; e no dia 12 (quinta-feira), os usuários da UBS Ponte Alta vão contar com a ação durante todo o dia.
A coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Volta Redonda, Vanessa Huguenin, explicou que essas unidades separaram uma data especial no mês de dezembro para lembrar a campanha de conscientização contra o câncer de pele, mas que a Secretaria de Saúde atua para promover o diagnóstico precoce durante todo o ano.
“Nos dias marcados, haverá atendimento dermatológico multiprofissional para avaliação de pintas e manchas, a fim de identificar e prevenir o câncer de pele. Além disso, os profissionais vão orientar sobre a importância do uso do filtro solar, bonés e chapéus, principalmente, com a chegada do verão. Pois, a exposição solar excessiva é o principal fator de risco para o câncer de pele”, disse Vanessa, ressaltando que, ao aparecimento de qualquer pinta ou mancha suspeita, o usuário deve procurar a unidade da Atenção Primária mais próxima de casa.
Descentralização do tratamento da hanseníase
A coordenadora da Atenção Primária à Saúde da SMS informou ainda que o município de Volta Redonda está trabalhando para a descentralização do diagnóstico e tratamento da hanseníase, que era feito exclusivamente pelo Centro de Doenças Infecciosas (CDI), com a capacitação das equipes das UBSs e UBSFs.
“Com isso, os atendimentos pelo Dezembro Laranja também vão servir para identificação no caso da doença”, falou Vanessa Huguenin, lembrando que, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível que pode ser descoberta por exame físico geral, dermatológico e neurológico, para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos com alterações sensitivas.
“Além da prevenção com os cuidados com a pele, é importante estar atento a qualquer pinta ou manchas de aparecimento repentino, além das alterações de sensibilidade ao tato, temperatura e relevo da pele, para o diagnóstico mais precoce possível”, alertou Vanessa.
Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.