Unidade vai ofertar neste sábado, dia 7 de dezembro atendimento com dermatologistas com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele
O Hospital São João Batista (HSJB), unidade da Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda, vai sediar neste sábado, dia 7 de dezembro, das 9h às 15h, ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em alusão ao “Dezembro Laranja”. Treze dermatologistas voluntárias vão ofertar atendimento gratuito com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele, o tipo mais comum entre os brasileiros.
A campanha “Dezembro Laranja” foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Desde 1999, a entidade organiza um mutirão anual de atendimentos gratuitos, que neste ano vai contar com mais de 2 mil dermatologistas voluntários em mais de 100 postos espalhados pelo Brasil.
Em Volta Redonda, a iniciativa vai acontecer no Hospital São João Batista. O atendimento, por livre demanda – sem necessidade de agendamento prévio –, é voltado, principalmente, para pessoas com lesões suspeitas ou fatores de risco como histórico familiar ou muitas pintas.
“Essa é a oportunidade de cuidar da saúde da sua pele e receber orientações sobre proteção solar e hábitos saudáveis. O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, mas quando descoberto no início tem mais de 90% de chance de cura”, disse a dermatologista especialista Cinthia Dinis da Costa, que está à frente do evento no município.
Ela explicou que as pessoas devem ir direto ao local do atendimento para que sejam examinadas. “No caso de lesões suspeitas, o paciente será encaminhado para posterior cirurgia pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, reforçou a médica.
“É muito gratificante abrir as portas do hospital para essa ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O atendimento gratuito, sem necessidade de agendamento – e num sábado –, com certeza vai atingir um grande número de pessoas”, disse o diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria, que aproveitou para mandar um recado: “Fique atento; se você está no grupo de risco para o câncer de pele, venha fazer a avaliação”.
“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda acredita que investir em prevenção é o caminho para garantir uma melhor qualidade de vida para a população. Assim como nas campanhas ‘Primavera Rosa’ e ‘Novembro Azul’, o ‘Dezembro Laranja’ chama atenção para o tipo de câncer de maior incidência. E o mutirão de dermatologia vai ampliar o atendimento para a população e divulgar a importância do diagnóstico precoce”, afirmou a secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.
Câncer de pele: o mais comum no ser humano
Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) de 2023 estimam que 704 mil novos casos de câncer sejam identificados por ano. Destes, 32% são cânceres de pele, seguidos pelos cânceres de próstata e mama, com pouco mais de 10% cada um.
Entre os fatores de risco estão: ter tido câncer de pele, pele clara que não bronzeia, olhos claros, cabelos claros, muitas pintas, sardas, queimadura solar, ter tomado muito sol sem proteção, ser idoso e ter familiares afetados pela doença.
A proteção solar é a melhor forma de prevenção. Evite exposição ao sol das 9h às 15h, use chapéu, camiseta e óculos escuros, procure ficar na sombra – sendo que 100% sombra é aquela que não permite enxergar o céu –, aplicar filtro solar 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicar a cada duas horas ou após sair da água ou transpiração intensa, e use filtro solar com FPS 30 ou mais.
Secom/PMVR