Procedimentos vão até quinta-feira, dia 12, na Ilha São João, onde serão feitos ainda 400 biometrias e 300 consultas de acompanhamento pós-cirúrgicas
Nesta terça-feira, dia 10, a Prefeitura de Volta Redonda inicia mais uma etapa do projeto ‘Revi-VER’, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os procedimentos seguirão até quinta-feira, 12. Durante este período serão realizadas 480 cirurgias de cataratas, 400 biometrias e 300 consultas de acompanhamento pós-cirúrgicas, totalizando 1.180 atendimentos.
O projeto ‘Revi-VER’ oferta cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em um centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João. Implantado em junho de 2021, o projeto já realizou mais de 18 mil cirurgias gratuitas de catarata.
Antes do procedimento, os pacientes são submetidos a exames pré-operatórios, como o de biometria óptica – utilizado para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas.
Novos agendamentos para o ‘Revi-VER’
Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever no programa. Basta comparecer à Unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família (UBS ou UBSF) mais próxima da residência, munido do cartão SUS, CPF, documento com foto, comprovante de residência e o encaminhamento para a cirurgia, que pode ser das redes pública ou privada de saúde.
Foto de arquivo – Secom/ PMVR.