Prevista para ser inaugurada em 2025, unidade tem várias frentes de serviços na fase de acabamento
Iniciativa que vai impactar nos cuidados médicos de cães e gatos do município e cidades do entorno, as obras do Hospital Veterinário de Volta Redonda, que está sendo erguido no bairro Rústico, prosseguem em ritmo acelerado para a conclusão da unidade, prevista para entrar em atividade em 2025. Os serviços estão sendo tocados em várias frentes, todas elas nos estágios finais.
A parte de alvenaria, por exemplo, está sendo concluída no último pavimento, onde ficarão as três caixas d’água – cada uma com capacidade de seis mil litros, que depois receberão cobertura contra as chuvas, assim como os equipamentos do sistema de ar-condicionado. As paredes externas já receberam emboço e massa corrida, e algumas delas, inclusive, tiveram aplicação de textura.
Na parte interna, todas as paredes já foram emboçadas e ganharam massa corrida, sendo que alguns cômodos já foram pintados. Quase todo o primeiro pavimento já recebeu a aplicação do piso, serviço que está adiantado, ainda, no segundo e terceiro andares. Em breve, terá início a colocação de forro no teto de todos os pavimentos. Praticamente todas as janelas já foram colocadas, faltando apenas nos locais em que estão sendo realizados pequenos serviços.
A maioria dos cômodos já recebeu os caixonetes das portas, enquanto a tubulação de gases medicinais já foi concluída em sua parte interna, faltando apenas a ligação com os tanques que ficarão do lado externo do hospital, ainda não instalados. A maior parte das escadas também já recebeu o piso.
Em relação à parte hidráulica, falta fazer a alimentação da caixa d'água para os pavimentos inferiores, sendo que o sistema de esgoto está praticamente concluído. Na parte elétrica, os conduítes já foram instalados em toda a estrutura, e a fiação já foi passada em todo o primeiro piso – serviço realizado, no momento, nos andares superiores.
Com projeto idealizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do município (IPPU-VR) e construído em um terreno de 3,5 mil metros quadrados – localizado na esquina da Rua 401 com a Rua 6 – doado pela prefeitura, o prédio do Hospital Veterinário de Volta Redonda terá quase 800m² de área construída. A estrutura oferecida para a população contará com quatro consultórios; ambulatório; recepção; laboratório; salas de raios-x, ultrassonografia, cirurgia e de recuperação anestésica; espaço para tratamento de doenças infectuosas; áreas de esterilização/higienização; gatil; e um canil.
A licitação ficou sob responsabilidade do Governo do Estado, e a fiscalização da Prefeitura de Volta Redonda. A unidade veterinária é um investimento de mais de R$ 3,6 milhões que vai atender, além do município, outras cidades do Médio Paraíba.
Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.