Mutirão atendeu 224 pessoas na última sexta-feira (13) e no sábado (14) para mapeamento de retina e ultrassom de globo ocular

O Centro Oftalmológico Dr. Rosuel Zaidan, localizado na Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, em Volta Redonda, realizou 326 exames feitos por dois médicos oftalmologistas especialistas em retina. Foram 290 mapeamentos de retina e 36 ultrassonografias de globo ocular, em dois dias de mutirão no final da última semana. Na sexta-feira (13) e no sábado (14), foram atendidos 224 pacientes, previamente agendados pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para essa ação também foram mobilizadas três técnicas de enfermagem, uma enfermeira, além de dois funcionários administrativos.

A enfermeira Érika Souza Santos, que coordena o Centro Oftalmológico Municipal desde que passou a ser operado pelo Instituto de Olhos Parolin, ressaltou que o alcance desse mutirão ultrapassou os anteriores, atendendo um grande número de pessoas. “Registramos em torno de 16% de faltas aos exames marcados, enquanto em mutirões anteriores a porcentagem de pacientes faltosos já chegou a 50%”, afirmou.

“Tenho certeza que a queda no número de faltas se deve à implantação, pela Secretaria de Saúde, em setembro passado, do serviço que lembra aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), via mensagens de WhatsApp, sobre o agendamento de consultas com especialistas e exames para o dia seguinte”, falou Érika, elogiando a iniciativa. “Ainda temos pacientes que faltam, mas houve uma redução significativa”.

“Foi justamente visando minimizar as faltas nas consultas com especialistas e nos exames agendados pela Central de Regulação Municipal que implementamos este canal de comunicação. Esta comunicação também visa aproveitar as vagas das desistências comunicadas pelos pacientes agendados, otimizando nossos recursos de atendimento e reduzindo o absenteísmo”, reforçou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Próxima etapa do ‘Revi-VER’

A enfermeira Érika Souza Santos também coordena o programa “Revi-VER”, implantado pela Prefeitura de Volta Redonda em 2021, que já fez quase 20 mil cirurgias de catarata pelo SUS no município. “O próximo mutirão está programado para a terceira semana de janeiro, a partir do dia 13”, avisou Érika.

Foto de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It