Maternidade auxiliou em 911 cesarianas e 664 partos normais; já em 2025, no dia 1º de janeiro, duas meninas vieram ao mundo às 14h08 e 19h40
O Hospital São João Batista (HSJB), unidade da Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda, registrou em 2024 o nascimento de 1.575 bebês. A maternidade do SUS (Sistema Único de Saúde) auxiliou na vinda de 911 recém-nascidos por cesariana e 664 através do parto normal. Dando início a 2025, no dia 1º de janeiro, duas meninas vieram ao mundo, uma às 14h08 e outra às 19h40.
O HSJB é uma unidade de assistência hospitalar especializada no atendimento materno-infantil, sendo referência como maternidade de alto risco na região. Segundo a gerente de enfermagem, Glauciléia Arbach, cada um desses partos representa não apenas o nascimento de uma nova vida, mas também o acesso aos cuidados de saúde de qualidade para todas as mulheres, independentemente da sua condição socioeconômica.
“Nossa maternidade oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde as mães podem contar com profissionais experientes e dedicados. Garantimos que cada mulher receba o acolhimento necessário durante a gravidez através das visitas agendadas, semanalmente, como também no parto e pós parto. Além disso, a maternidade desempenha um papel vital na educação e no empoderamento das mães. Oferecemos programas de conscientização do aleitamento materno e apoio emocional. Isso ajuda a construir uma rede de suporte que é essencial, especialmente em momentos tão delicados e transformadores”, explicou Glauciléia Arbach.
A coordenadora da Pediatria do Hospital São João Batista, Thais Ferraz, comentou que a cada nascimento é uma alegria para a equipe da maternidade.
“Fechamos o ano de 2024 com mais de 1,5 mil bebês nascidos em nossa maternidade. Esses bebês são recebidos com muito cuidado e respeito por nossa equipe. Que em 2025 tenhamos muitas histórias lindas para serem contadas”, comentou a coordenadora.
De acordo com Sebastião Faria, vice-prefeito e diretor-geral do HSJB, a maternidade oferece atendimento humanizado para as gestantes. Faria reforçou ainda que a unidade possui um Banco de Leite Humano, que contribui com a segurança alimentar de bebês prematuros e de baixo peso – internados na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal.
“No ano passado firmamos uma parceria com o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) no ‘Alta Feliz’. Um projeto que entrega gratuitamente um kit de enxoval (com fralda, toalha, meias, trocador, diploma de nascimento e foto do recém-nascido), além de uma cartilha para as mamães com orientações sobre os cuidados do bebê. Na próxima semana iremos entregar novos kits para as mamães de 2025”, disse Faria.
Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista
As mães interessadas em se tornarem voluntárias do Banco de Leite Humano de Volta Redonda podem entrar em contato pelo telefone (24) 3512-8348. Além das orientações, a mãe doadora recebe todo o material necessário para ordenha e armazenamento, como frasco, touca e máscara. E no dia agendado, a profissional irá buscar o leite em domicílio. A equipe conta com uma rota que vai uma vez por semana na casa das doadoras.
Foto de arquivo – Secom/PMVR.