Mãe de Heitor, de oito anos, fala sobre a superação das adversidades e a melhora na qualidade de vida do filho após procedimento no Hospital São João Batista
O jovem Heitor Vasconcelos, de oito anos, agora enxerga a vida de uma maneira diferente e exemplifica o quanto o serviço público pode transformar a vida das pessoas. Graças ao atendimento recebido na Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda, ele conseguiu avançar em seu tratamento para cura do estrabismo – distúrbio que afeta os olhos, deixando-os em direções diferentes –, passando por procedimento cirúrgico no Hospital São João Batista (HSJB).
De acordo com a mãe, Alessandra Aparecida, Heitor foi identificado com estrabismo aos oito meses de idade, passando por tratamento iniciado na Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Municipal Raulino de Oliveira, o Estádio da Cidadania. Mesmo com a evolução no tratamento com especialistas, foi identificada a necessidade de cirurgia para correção. Com encaminhamento realizado pela equipe do Instituto de Olhos Parolin, que atende pacientes do SUS na cidade, Heitor conseguiu a tão sonhada cirurgia, realizada durante mutirão promovido pelo Hospital São João Batista.
“Ele estava com a autoestima baixa e a gente teve experiência na questão do bullying. A cirurgia para o Heitor ajudou muito na questão da autoestima dele, está mais elevada. O reencontro dele com o espelho, após a cirurgia, foi algo emocionante, pois foram oito anos se vendo com estrabismo. Pra nós (família) foi maravilhoso, uma experiência muito boa”, conta Alessandra, agradecendo por todo o atendimento e acolhimento recebidos.
“Eu agradeço primeiramente a Deus. Gratidão a todos os envolvidos na cirurgia do meu filho; às equipes médicas que o acompanham nesse tratamento, que nos encaminharam para a cirurgia; à prefeitura, porque eu não teria condições de pagar por essa cirurgia; à equipe do São João Batista, que acolheu meu filho, ele foi muito bem atendido lá. Foi um sucesso a cirurgia, a recuperação dele também tem sido maravilhosa. Quero também recomendar a outras pessoas que precisam da cirurgia, crianças, adultos, que procurem fazer, ajudou muito e acredito que vai ajudar muitas outras pessoas também. É mais qualidade de vida. Gratidão é a palavra”, ressaltou Alessandra.
A história do jovem Heitor retoma este ano a série “Gratidão Não Prescreve”, desenvolvida pela Prefeitura de Volta Redonda e que mostra como o serviço público vem transformando e impactando positivamente a vida de pessoas que conseguiram superar situações difíceis e hoje são gratas pelo atendimento recebido.
O diretor-geral do Hospital São João Batista, o vice-prefeito Sebastião Faria, falou em nome da equipe do hospital, destacando a importância dos mutirões de cirurgias realizados na unidade, beneficiando muitos pacientes que aguardam pelos procedimentos.
“Com muito trabalho e dedicação, além dos investimentos que seguem sendo realizados, temos conseguido ampliar constantemente a quantidade de cirurgias realizadas no Hospital São João Batista, inclusive com os mutirões aos fins de semana, reduzindo o tempo entre a indicação e o procedimento. Parabéns a todos os profissionais que nos ajudam a acolher e melhorar a vida dos pacientes que chegam à unidade”, disse Faria.
Mutirões de cirurgias para melhorar o atendimento
Esses investimentos resultam em mais e melhores atendimentos aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com levantamento do Hospital São João Batista, em 2024 (entre janeiro e novembro), foram mais de 5,4 mil cirurgias eletivas realizadas – 14% a mais em relação a 2023.
Para alcançar esses resultados, o HSJB vem aproveitando os feriados e finais de semana para realizar os mutirões de cirurgias, oferecendo um maior número de procedimentos para a população e mantendo o cronograma de cirurgias eletivas agendadas durante a semana – além dos casos emergenciais, uma vez que a unidade também funciona como pronto atendimento.
O prefeito Antonio Francisco Neto falou sobre o momento da Saúde de Volta Redonda. “Agradeço ao governador Cláudio Castro e ao Dr. Luizinho, por tanto que fazem pela Saúde da nossa cidade. Relatos como o dessa mãe (Alessandra) mostram que estamos no caminho certo e com certeza vamos fazer a saúde pública de Volta Redonda ser a melhor do país”.
Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.