Mutirão, que acontece nesta semana na Ilha São João, inclui cirurgias de pterígio, biometrias e procedimentos YAG Laser

A primeira etapa de 2025 do programa “Revi-VER”, implantado pela Prefeitura de Volta Redonda em 2021 para ampliar a oferta de cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde), fará mais 478 procedimentos do tipo no centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João. Com as cirurgias que acontecem nesta semana, entre segunda e sexta-feira (de 13 a 17), o programa se aproxima dos 20 mil procedimentos realizados – somente no ano passado foram 5.536 cirurgias realizadas.

Durante a semana, a equipe do “Revi-VER” ainda fará 70 cirurgias de pterígio, para remoção de uma membrana semelhante à conjuntiva, que cobre a parte branca do olho; e 345 procedimentos com YAG Laser, popularmente conhecido como “limpeza da lente”, necessário em alguns casos após a cirurgia de catarata. A estrutura na Ilha São João também vai receber pacientes marcados para 300 exames de biometria, pré-operatório da cirurgia.

Na Policlínica da Cidadania, onde funciona o Centro Oftalmológico, serão realizados 125 exames de OCT (Tomografia de Coerência Óptica), que permite avaliar diversas estruturas oculares.

Novos agendamentos

Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever no programa. Basta comparecer à Unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família (UBS ou UBSF) mais próxima da residência, munido do cartão SUS, CPF, documento com foto, comprovante de residência e o encaminhamento para a cirurgia, que pode ser das redes pública ou privada de saúde.

Foto de divulgação.
Secom/PMVR

Pin It