Todas as unidades básicas de saúde do município estão oferecendo a dose, que nesta fase está sendo direcionada aos grupos prioritários

As pessoas acima de 60 anos compareceram em peso às unidades básicas de saúde de Volta Redonda no primeiro dia de vacinação contra a Influenza (gripe). Durante a manhã desta quarta-feira, dia 2, as salas de imunização registraram uma grande movimentação dos grupos prioritários, principalmente de idosos.

A aposentada Vera Lúcia Barros, de 75 anos, foi até à UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Paraíba para receber a dose. Ela comentou que anualmente toma a vacina contra a gripe não só pela idade, mas também pelas complicações cardíacas que possui.

“É muito importante se vacinar! Todo ano tomo a vacina da gripe e nunca me fez mal. Olha, eu tive o meu primeiro infarto aos 36 anos, depois disso faço tratamento há anos. Já fiz várias cirurgias cardíacas, tenho um stent no coração, mas graças a Deus vivo muito bem e me cuido, né? Meu cartão de vacina está em dia, recomendo que todos os idosos tomem a dose”, comentou a moradora do bairro Aterrado.

Na busca por mais proteção também estava Ricardo Antônio Ciarelli, de 72 anos, que garantiu a sua dose no primeiro dia. “Acredito na vacinação, as pessoas com mais idade devem se proteger mesmo. Estou sempre atento à minha saúde e não perco tempo”, disse.

Vacina atualizada

A vacinação contra a gripe é oferecida anualmente pelo Ministério da Saúde, pois o vírus Influenza sofre mutações. Com isso, as vacinas são atualizadas para proteger contra as novas cepas. A dose de 2025 engloba as cepas: H1N1, H3N2 e B, e pode ser aplicada com outros imunizantes, caso a pessoa necessite atualizar sua caderneta de vacinação.

A meta é imunizar 90% do público prioritário, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência; trabalhadores da Saúde; profissionais da Educação; dentre outros. A estratégia de vacinação vai continuar em todas as unidades básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF).

“A secretaria de Saúde recomenda que quem faz parte do grupo prioritário que procure a unidade mais próxima da sua casa para se vacinar o quanto antes. É fundamental que as pessoas se imunizem para contermos o vírus da Influenza. A vacina garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Milene de Souza.

Grupos prioritários

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Profissionais da Educação;
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo;
- Trabalhadores dos Correios;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade.

Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It