Município ficou em oitavo lugar entre os 24 trabalhos selecionados; próxima etapa é a escolha dos três primeiros para consultoria e participação no congresso nacional em junho

A Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda (LAO-VR) se classificou para a 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde / Cosemsrj (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio) / Ideiasus-Fiocruz. O município ficou na oitava colocação entre os 24 selecionados no estado e em primeiro no Médio Paraíba.

A próxima etapa da Mostra acontece em 29/4 para escolha de três trabalhos, que terão uma consultoria da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) por um ano, além de uma publicação; e os 18 primeiros participarão do congresso nacional em Belo Horizonte (MG), em 15 de junho.

Criada para agilizar o diagnóstico do câncer, a Linha de Atenção Oncológica tem por objetivo reduzir a morbidade e mortalidade causada pela doença. A coordenadora da LAO-VR, a oncologista Luciana Francisco Netto, acredita que a classificação na Mostra se deve ao trabalho que vem sendo desenvolvido no município para o diagnóstico precoce do câncer e acesso ao tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde).

“A Linha de Atenção Oncológica foi iniciada como programa-piloto em 2022, em quatro unidades básicas de Saúde (UBSs) e expandida em 2023 para as 46 UBSs. Temos atuado no diagnóstico dos cânceres de mama, do colo do útero e de intestino, devido ao alto índice na população brasileira. O paciente com sinais e sintomas é identificado pela equipe da Atenção Primária, sendo a porta de entrada na rede pública”, diz a médica, acrescentando que, quando há suspeita, o paciente é encaminhado e regulado para atenção especializada.

“Neste atendimento com o especialista, são solicitados exames específicos como, por exemplo, biópsia para um resultado mais preciso. Através das ações da LAO, as equipes das UBSs foram treinadas e mantêm uma educação e discussão contínua sobre os sinais e sintomas da doença”, acrescenta.

A oncologista Luciana Netto destaca, ainda, que através dessa implementação o atendimento foi padronizado e, após o resultado de exames, o paciente segue em acompanhamento na rede municipal de saúde.

“Com a Linha de Atenção Oncológica conseguimos promover saúde, através do tratamento, contribuindo para qualidade de vida da população de Volta Redonda”, finaliza.

Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It