Pacientes acima de 60 anos são encaminhados pela rede municipal de saúde por meio do programa ‘Melhor Visão para a Melhor Idade’, com apoio do Governo Federal
Quase três mil atendimentos foram ofertados pelo programa oftalmológico “Melhor Visão para a Melhor Idade” até o momento, que beneficia pessoas acima de 60 anos. O projeto acontece através de uma parceria da Prefeitura de Volta Redonda com a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), com apoio do Governo Federal.
“Os pacientes são encaminhados pela rede municipal de saúde. Mas também há pessoas nessa faixa etária em situação de vulnerabilidade social, que são acolhidas de forma direta. Neste caso, o atendimento é às terças-feiras, a partir das 14h, no setor de assistência social da AAP-VR”, comenta o supervisor de projetos da Associação, Alexandre Cury.
O “Melhor Visão para a Melhor Idade” começou no fim de 2024 e seguirá até dezembro deste ano. O programa ainda tem aprovação do Ministério da Saúde por meio do Termo de Fomento proposto pela entidade filantrópica.
“As pessoas são atendidas no CISA (Centro Integrado de Saúde e Assistência da AAP-VR). Oferecemos consultas oftalmológicas; campimetria computadorizada – que avalia a extensão e sensibilidade do campo de visão –; sonografia diagnóstica – método de imagem em tempo real – e ceratoscopia computadorizada monocular, que mapeia e analisa a curvatura da superfície anterior da córnea”, acrescenta Alexandre Cury.
Como terceiro integrante do programa, a Prefeitura de Volta Redonda atua com a função de identificar os pacientes por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Identificamos as pessoas que têm a necessidade de realizar os exames e, por meio de um sistema informatizado, é feito o agendamento. Aí, a pessoa só precisa vir aqui nos dias de atendimento dos pacientes da rede pública, que acontecem às terças e sextas de manhã para fazer o cadastro e ser atendida”, finaliza Cury.
A gerente da AAP-VR, Rita Souza, mencionou que o programa representa um passo significativo em direção ao atendimento tecnológico humanizado para a pessoa idosa de Volta Redonda.
“Nosso eterno presidente Ubirajara Vaz era um visionário e nosso atual presidente, Geraldo Vida, é um realizador e acompanha de perto todos os projetos. Somos referência e faremos muito mais”, diz Rita.
Foto de divulgação – Secom/PMVR.