Estruturas servirão de base para confecção de trecho da pista de rodagem. Obra visa desafogar fluxo de veículos que passam pelo Aterrado em direção a outros bairros
A construção da alça do viaduto Heitor Leite Franco, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, avançou mais uma etapa nesta semana com o içamento de vigas metálicas sobre dois pilares nesta segunda-feira (28/4). A estrutura servirá de base para a confecção de um dos trechos da pista de rodagem de veículos.
“As vigas chegaram no domingo (27) e vão ligar os pilares 3 e 4. Após esse içamento, a obra contará com uma extensão maior para concretagem, e esse é o penúltimo trecho a ser içado, porque já foram colocadas vigas entre os outros vãos. Entre o P4 e o P5, as equipes avançam na preparação da ferragem que servirá de estrutura para receber a concretagem”, explicou Antônio de Pádua Christovam Pereira, engenheiro civil da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU).
A nova alça dará acesso à Avenida do Canal (Avenida Mário César Di Biase) e vai desafogar o fluxo de veículos que passam pelo Aterrado em direção a outros bairros. No traçado atual, motoristas que descem pelo viaduto Heitor Leite Franco, vindo da Colina em direção ao Aterrado, têm como destino obrigatório a Avenida 7 de Setembro. E isso faz com que quem deseja seguir direto em direção aos bairros localizados na outra margem do Rio Paraíba do Sul (Aero, Niterói e Voldac, por exemplo) tenha de passar pela região central do Aterrado, que, nos horários de pico, fica sobrecarregada.
A Avenida do Canal será totalmente recuperada, tornando-se o principal acesso para a nova ponte que está sendo construída sobre o Rio Paraíba do Sul, que vai sair do Aterrado (próximo ao Fórum) e desembocar no bairro Aero Clube (próximo ao Kartódromo). Desta forma, quem desejar acessar a Radial Leste ou ir em direção ao Retiro, por exemplo, poderá fazer um novo trajeto sem passar pelo centro comercial do Aterrado.
“E teremos, em breve, o viaduto no bairro Voldac, próximo ao Batalhão da Polícia Militar, onde também está sendo feito o alargamento de pistas. Com a eliminação do cruzamento de vias, o trânsito vai fluir melhor e, somado às outras intervenções, Volta Redonda terá uma nova mobilidade urbana, um legado para a população, sendo construído em parceria com o Governo do Estado”, lembrou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.