Novas vagas são para estudantes que concluem o Ensino Fundamental neste ano e o cadastro pode ser feito pelo site matriculafacil.rj.gov.br, a partir do dia 14

A escola pública bilíngue de Volta Redonda abriu novas vagas para o ano letivo de 2025, voltadas para estudantes que vão concluir o 9º ano do Ensino Fundamental neste ano. As vagas são para cursar o 1º ano do Ensino Médio integral na Escola Intercultural Brasil-França, localizada no Colégio Estadual Piauí, no bairro Ponte Alta.

A matrícula pode ser feita pelo programa “Matrícula Fácil”, no site matriculafacil.rj.gov.br, entre os dias 14 de novembro e seis de dezembro deste ano. O diferencial da unidade escolar são as aulas de Francês e parte das disciplinas ministradas no idioma estrangeiro. A escola em Volta Redonda é a terceira no estado do Rio de Janeiro a contar com o ensino da língua francesa e a única na região Sul Fluminense.

A diretora do colégio, Sandra Domingos, reforçou que a escola pública bilíngue oferece o Ensino Médio integral com certificação internacional no final do curso. “A princípio, serão 70 vagas disponíveis, mas o número pode ser ainda maior”, disse Sandra, lembrando que a matrícula pode ser feita pelo próprio aluno ou pelo responsável legal.

O resultado da alocação da primeira fase da matrícula será divulgado no próprio site do programa “Matrícula Fácil”, a partir do dia 18 de dezembro. Após esse cadastro, o aluno será agendado para comparecer à escola a fim de confirmar a matrícula entre os dias 17 e 23 de janeiro de 2025. O contato será feito com os dados disponibilizados no ato da inscrição.

Escola Intercultural Brasil-França

A implantação da escola pública bilíngue em Volta Redonda aconteceu por meio de acordo de cooperação assinado pelo prefeito Antonio Francisco Neto, com as presenças do cônsul-geral da França no Rio, Gérard Maréchal; o adido de cooperação para a língua francesa do Consulado Geral da França no Rio, Serge Borg; e representantes das secretarias de Estado de Educação (Seeduc), Municipal de Educação (SME) e Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) em 2022. E a escola começou a funcionar para o ano letivo de 2023.

Foto de arquivo – Secom/PMVR.

Pin It