De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, novos negócios realizaram primeiro workshop sobre liderança e formação de equipes no fim de semana
Startups selecionadas iniciaram no fim de semana a fase de Aceleração do Programa Vírgula Startups, desenvolvido pelo espaço Vírgula – Hub de Inovação VR, localizado no Shopping Park Sul, em Volta Redonda. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o primeiro workshop aconteceu no sábado (29), com a participação de startups selecionadas por meio de chamada pública e vindas da etapa de Pré-Aceleração do programa.
“Desde sua criação, o Vírgula tem sido um espaço de criatividade, capacitação, troca de experiências, inovações e muitas outras ações que estão beneficiando empresas, estudantes e profissionais. E o programa de aceleração de startups é mais um caso de sucesso, e fico feliz pelo espaço conseguir aproximar quem tem boas ideias de quem pode ajudar a colocá-las em prática”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.
O workshop de sábado foi liderado pela consultora do Sebrae, Renata Alarcão, que falou sobre Liderança e Formação de Equipes. “A expectativa para os próximos encontros é muito boa, tendo em vista que os empreendedores participantes estão empolgados e interagindo entre si, por meio da troca de experiências, pontuando seus problemas internos e discutindo possíveis soluções.”
Ao todo, serão seis workshops quinzenais, realizados presencialmente aos sábados, no Vírgula. A metodologia empregada segue os padrões do Startup Win Operação e Tração – programa do Sebrae que visa promover a competitividade de startups e empresas de base tecnológica no estado do Rio de Janeiro. Os encontros abordam temas como liderança, engajamento, vendas, finanças, entre outros. Ao final da etapa, as equipes fazem a apresentação de um pitch de seus projetos para uma banca avaliadora.
O programa
O Programa Vírgula Startups visa impulsionar negócios por meio de mentoria, networking e capacitações, ajudando os empreendedores a validar ideias, estruturar seus negócios e escalar suas operações com mais eficiência. Na fase de Aceleração, os empreendedores poderão desenvolver e validar seu MVP (sigla em inglês para Produto Mínimo Viável). Neste estágio, a oportunidade, o mercado e a solução precisam ser definidos, o que envolve capacitações, experimentos e orientação da equipe do Vírgula e de seus parceiros. A Aceleração prepara a startup para o sucesso e para a etapa de Residência, que é o próximo passo do Programa.
Foto de divulgação.
Secom/PMVR