Iniciativa é realizada em parceria com o Espaço Vírgula Hub de Inovação, e bate-papo também abordou o projeto Novas Rotas, que vai beneficiar o Sul Fluminense
O podcast “Turiscast VR” – iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda em parceria com o Espaço Vírgula Hub de Inovação, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) – recebeu nesta semana o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo. A entrevista foi conduzida pela diretora de Turismo da SMDET, Débora Cândido, e o tema da conversa foi “Embratur e o Projeto Novas Rotas”, e Marcelo Freixo também conversou sobre turismo de negócios.
“Marcelo Freixo trouxe sua perspectiva sobre destinos de negócios, dizendo que esse é um ingrediente importante de Volta Redonda para a cidade pensar, por sua história. Também falou sobre como esse segmento cresce no Brasil e das oportunidades do setor, que vão desde o fluxo corporativo, como também oportunidades de negócio que podem surgir, como o Turismo de Incentivos”, destacou Débora.
Durante a entrevista, o presidente da Embratur também falou sobre oportunidades de desenvolvimento da rede hoteleira e do uso de inteligência de dados para dar suporte ao planejamento turístico, e das possibilidades de avanço da gastronomia e cultura por meio da demanda de negócios.
“Foi um momento muito importante para colocarmos o tema turismo de negócios em pauta, já que recorrentemente vemos a atividade mais associada ao lazer, demostrando a importância desse segmento de mercado e as possibilidades de desenvolvimento para a cidade”, disse Débora.
Novas Rotas
Além do papo sobre o turismo de negócios, o presidente da Embratur aproveitou a ocasião para falar um pouco sobre o projeto Novas Rotas, que tem como um dos objetivos criar rotas entre destinos, fazer promoção internacional conjunta entre municípios e potencializar a chegada de visitantes de outros países nas cidades do Sul Fluminense.
“O presidente da Embratur está percorrendo a região e apresentando o projeto, que visa, dentre outras metas, a criação de uma rede de cooperação entre a Embratur, secretarias de turismo e outros membros do trade turístico da região. Ele também esteve no gabinete do prefeito Neto e foi uma ótima oportunidade para conhecermos mais sobre o projeto e mostrar o quanto ele é importante para Volta Redonda e o Sul Fluminense”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.
O Novas Rotas visa ainda a capacitação dos participantes para parcerias em dados, sustentabilidade e inovação, além de a Embratur fornecer ferramentas para que as cidades identifiquem e elaborem experiências e produtos turísticos para promoção internacional.
“A ideia do Novas Rotas é aproximar nossas expertises das necessidades de cada cidade. O turismo é a grande solução econômica do Brasil para gerar emprego e renda, e também uma porta para gerar investimento para os municípios”, afirmou Freixo.
A entrevista completa do “Turiscast VR” com o presidente da Embratur pode ser conferida no canal do podcast no YouTube: www.youtube.com/@turismoemvolta.
Foto de divulgação.
Secom/PMVR