Campanha envolve orientação sobre os cuidados com a saúde da mulher. Mês é dedicado para ações afirmativas visando a conscientização e o combate ao câncer de mama
Neste mês de outubro, que é dedicado à campanha “Primavera Rosa”, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda alerta sobre os cuidados que a mulher deve ter com a sua saúde, e vem adotando medidas de conscientização e de luta contra o câncer de mama. A cor rosa simboliza a luta do movimento internacional de conscientização para o controle desse tipo de câncer.
“A ‘Primavera Rosa’ chegou, mas nem tudo é rosa. Para algumas mulheres que foram diagnosticadas, ou estão passando pelo tratamento de câncer de mama, outubro não é um mês de festa e sim da conscientização, alerta e cuidado com a saúde da mulher. Eu, como ex-paciente e curada há 14 anos de um câncer de mama, não podia deixar de trazer essa mensagem tão importante para todas as mulheres. O autocuidado é fundamental na prevenção e no tratamento precoce”, afirmou a assessora técnica de Políticas para Mulheres da SMDH, Kátia Teobaldo.
A campanha “Primavera Rosa” tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações para a prevenção e diagnóstico precoce, e rastreamento da doença, buscando motivar, instrumentalizar a população e os profissionais de saúde para as ações de controle e o cuidado integral relativos ao câncer de mama.
Kátia Teobaldo cita o slogan da campanha dos 20 anos e que ainda está valendo: “Eu costumo dizer que ‘quem tem peito tem direitos’, por isso é fundamental que a mulher conheça todos os seus direitos. Transexuais e transgêneros também podem ser acometidos pelo câncer de mama e precisam se consultar com o mastologista, realizar os exames, assim como homens heteros, um índice muito menor, mas também possível de ter a doença. Homens trans, que passam pela mastectomia (retirada das mamas), não anulam por completo o risco do câncer de mama, embora reduzido. A chance existe, principalmente se há uma mutação genética de alto risco para carcinoma (tumores malignos) de mama”, afirmou a assessora, aconselhando, inclusive, que em todos os casos, independente do gênero, a prevenção com acompanhamento médico, exames clínicos e o conhecimento do próprio corpo são essenciais para prevenir a doença.
Outubro Rosa – A campanha “Primavera Rosa” é uma extensão do Outubro Rosa, de prevenção do câncer do colo do útero e de mama, voltado para mulheres a partir de 25 anos, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico do câncer, como a coleta do preventivo.
Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama
O dia 19 de outubro é considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, celebrado a partir dos anos 90. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) orienta todas as mulheres a se tocar, fazer o autoexame e a mamografia regularmente para detectar a doença.
Segundo o INCA, pesquisas apontam que 66,2% dos casos são descobertos pelas próprias pacientes ao notar alguma alteração na mama, sendo importante o autoexame, mas imprescindível que se faça regularmente a mamografia. Consequentemente quando a doença é detectada na fase inicial com o nódulo em tamanho reduzido, as chances de cura são maiores.
Foto de divulgação
Secom/PMVR