Formatura está marcada para esta sexta-feira, dia 13, às 19h, no plenário da Câmara Municipal

O projeto “Mulheres Mãos à Obra” da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda forma 60 profissionais para o mercado de trabalho na construção civil. A cerimônia acontece nesta sexta-feira, dia 13, às 19h, na Câmara Municipal, no bairro Aterrado. A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, destacou a importância da capacitação para as mulheres que buscam autonomia profissional e financeira.

“O curso é excepcional sendo elogiado pelo Governo do Estado, também sendo reconhecido pelos movimentos e organizações populares e diversas entidades. Continuaremos em 2025 investindo na qualificação de mulheres para a construção civil. Capacitá-las para o mercado de trabalho me deixa muito feliz como gestora pública”, afirmou a secretária.

As alunas passaram por um treinamento com aulas práticas e teóricas durante quatro meses no CQP (Centro de Qualificação Profissional) Aristides de Souza Moreira, localizado no bairro Aero Clube – unidade da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) –, com as turmas em três períodos manhã, tarde e à noite.

O projeto “Mulheres Mãos à Obra” ofereceu os cursos de bombeira hidráulica predial, eletricista predial, pedreira de acabamento e revestimento predial, pedreira de alvenaria predial, pintura predial, solda com eletrodo revestido, corte oxiacetilênico e operadora de esmerilhadeiras.

A Prefeitura de Volta Redonda ofereceu toda a estrutura para as alunas frequentarem os cursos como entrega de uniforme, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), material didático, ferramentas, cadernos, vale-transporte e lanche.

Professores do projeto

Os profissionais contratados pela Fevre para ministrar as aulas são os professores Cesar de Azeredo Pedrosa (eletricista predial); José Alberto de Almeida Carvalho (pedreira de acabamento e revestimento de cerâmica predial); Cezar da Silva Pereira (pintura predial); Nilson de Freitas Ferreira (bombeiro hidráulica predial); Hélio dos Santos (solda com eletrodo) e Pâmela Cristina da Silva Gonçalves (bombeira hidráulica e pedreira de acabamento e alvenaria predial).

Pâmela foi uma das profissionais formadas no projeto “Mulheres Mãos à Obra” e ganhou experiência profissional no mercado de trabalho, e agora ajuda a ensinar outras mulheres.

Foto de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It