Em assembleia, integrantes definiram intensificar aproximação nos bairros, para atender as reivindicações do público-alvo

Os integrantes do Comitê Municipal Intersetorial de Políticas para a População em Situação de Rua de Volta Redonda (CMIPPSR/VR) se reuniram na última semana, durante assembleia geral realizada na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH). No encontro foram discutidas diversas propostas, entre elas, realizar uma maior aproximação, nos bairros, da população em situação de rua, para ouvir reivindicações e tomar decisões mais rápidas. A reunião teve a participação da secretária municipal, Glória Amorim, responsável pela coordenação dos trabalhos. A apresentação foi feita pela assessora técnica da pasta de Direitos Humanos da secretaria, Maria Aparecida de Araújo Silva, a Cidinha.

Glória Amorim afirmou na assembleia que “o comitê tem que estar mais próximo do povo, ir aos locais onde eles estão”, como a Rodoviária Municipal (Centro), o entorno do Estádio Raulino de Oliveira (Jardim Paraíba), a Arena Esportiva (bairro Voldac), a área coberta e externa da Biblioteca Municipal (na Vila Santa Cecília), locais de maior concentração desse público.

Durante a assembleia também foi elaborado o calendário mensal de reuniões do comitê, com a indicação de alternar os locais para facilitar a aproximação com a população em situação de rua. As reuniões mensais acontecerão nas seguintes datas: 28 de abril; 27 de maio; 24 de junho; 29 de julho; 26 de agosto; 30 de setembro; 21 de outubro; 25 de novembro; e 16 de dezembro.

Inclusão social e aproximação

O comitê tirou alguns pontos indicativos para serem incluídos no Plano de Trabalho de 2025, e que serão discutidos na próxima reunião. Entre os pontos, estava a definição de eventos, formação, ações conjuntas dos órgãos públicos e entidades sobre como dar visibilidade pública ao comitê, divulgando as políticas já existentes de atendimento à população em situação de rua, e os locais de maior concentração dos moradores de rua nos bairros onde serão realizadas novas reuniões.

Em Volta Redonda. o atendimento às pessoas em situação de rua conta com o Consultório Na Rua, programa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); o Centro Pop e o Abrigo Municipal Seu Nadim, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), que prestam a assistência e encaminha para o atendimento na rede pública de saúde, além de oferecer cursos de qualificação e as condições básicas de sobrevivência para essa faixa vulnerável da população.

O objetivo das ações é fazer a inclusão social, resgatar a autoestima dessas pessoas em situação de rua, para que possam retornar recuperadas socialmente para as suas famílias, acessar os serviços públicos e voltar ao mercado de trabalho e gerar renda.

Foto de divulgação.
Secom/PMVR

Pin It