Encontro com apresentação de neuropsicopedagoga contou ainda com homenagem a aniversariantes e a equipe de assessoria técnica da SMDH
O auditório da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda foi o palco, na última semana, para uma palestra especial sobre as escolhas pessoais da mulher para ser feliz, passando primeiro pela sua valorização pessoal. A apresentação foi realizada pela neuropsicopedagoga Isabella Ballod, que também é perita judicial e terapeuta.
Durante a palestra, Isabella Ballod falou sobre qualidade de vida versus esgotamento; depressão causada por excesso do passado; estresse como excesso do presente e ansiedade por excesso de futuro. Citou que o cansaço mental é 30 vezes pior que o cansaço físico. Segundo ela, o esgotamento psicológico nem sempre é sinal de fraqueza, às vezes é porque a mulher foi forte demais em algumas decisões. Lembrou ainda que a psicologia trabalha pelo equilíbrio da mente, aquilo que faz bem e que o excesso em tudo traz um dano individual.
“O conhecimento transmitido gera uma sociedade com mais futuro. A primeira regra da saúde mental é aprender a distinguir quem merece uma explicação, quem merece uma resposta e quem não merece absolutamente nada, porque nada representa para você. Não seja aquela mulher-maravilha que é responsável por tudo, peça ajuda, delegue funções, crie uma agenda, faça as coisas para você mesma como prioridade. Mas esteja atenta, porque uma mulher sozinha anda mais rápido, mas duas pessoas juntas andando chegam mais longe. Mas não deixe de priorizar a pessoa mais importante, que é você”, comparou Isabella.
A palestra contou com a participação de toda equipe da SMDH e, em especial, das aniversariantes Thamires Torres (assessora técnica de Promoção da Diversidade de Gênero) e Rose Almeida (diretora-administrativa), que foram homenageadas, assim como toda a equipe de assessoria técnica da secretaria. Ao final do encontro, a assessora de Promoção de Políticas para Mulheres, Kátia Teobaldo, leu o poema ‘Mulher’, em homenagem às servidoras.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, comentou que quem cuida das pessoas também precisa de alguém que cuide delas.
“Nós da secretaria estamos sempre juntas no compromisso de levantar a mulher que está sofrendo e queremos atender a todas as mulheres que necessitam desse apoio incondicional. Estou feliz em ter vocês do meu lado para vencer os desafios e fazer esta reflexão como foi o dia de hoje e como será o dia de amanhã. Quero agradecer a toda a equipe, pela qual eu tenho o maior carinho. As mulheres unidas são mais fortes em políticas públicas”, enfatizou Glória Amorim.
Foto de divulgação.
Secom/PMVR