Mais de cem ciclistas se reuniram para fazer um passeio de 30 km, somando a ida e a volta, por trilhas do parque

 

Não importa a idade, o sexo, a cor, religião, profissão e muito menos o peso. Toda semana eles se reúnem para a prática de um lazer considerado muito saudável, o ciclismo. Nesse sábado, dia 15, não foi diferente. Mais de cem ciclistas, de vários grupos de Volta Redonda, se reuniram para fazer um passeio de 30 km, somando a ida e a volta, por trilhas do Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá que foi recentemente reinaugurado com várias melhorias.

 

O enfermeiro Jedson Gil da Silva Miranda, 41 anos, morador do bairro Nossa Senhora das Graças, um dos organizadores do evento, estava animado. “Essa reserva do Ingá é muito importante para os moradores de Volta Redonda. Para nós ciclistas o espaço é excelente, fresco, com ar puro, um verdadeiro refugio para tirar o stress do dia a dia”, disse o ciclista. 

O casal Alexandre Alvarenga de Almeida e Cristina Braga, moradores do bairro Jardim Amália, sempre fazem trilha juntos e estavam ansiosos para pedalar. “Ter um parque municipal dentro da cidade é muito bom. Sabemos que muitas pessoas têm que se deslocar grandes distâncias para achar uma área de mata para se divertir com a família e a gente tem uma área desta dentro da cidade. É praticamente um parque de diversões para quem gosta da trilha”, comemorou o casal.

 

Iago Alexsandro Missel, um dos monitores do Parque do Ingá, estava lá para receber os ciclistas. Ele destacou que as atividades desenvolvidas pela secretaria municipal de Meio Ambiente vem atraindo muita gente para o local.

 

“Atualmente temos um fluxo grande de caminhantes e ciclistas por causa do remanejo que estamos fazendo, pelo monitoramento e também por conta da segurança que os guardas ambientais trazem para o local. Agora fazemos também visitas monitoradas com idosos e crianças, desenvolvemos um trabalho de educação ambiental com esses visitantes e falamos sobre a importância do plantio urbano que está sendo feito pela secretaria do Meio Ambiente”, disse o monitor.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz explicou que a reabertura do Parque do Ingá, que estava há muito anos abandonado fez com que o local realmente virasse um atrativo para a cidade. “Exemplo disso é a organização desse Primeiro Encontro dos Ciclistas que foi realizado nas trilhas que recentemente foram manejadas e estruturadas pela equipe da prefeitura municipal. Só nos últimos dois meses, recebemos mais de 200 visitantes no local”, disse o secretário.

 

O prefeito Samuca Silva destacou a importância de cuidar da natureza. “O meio ambiente sempre foi e será um assunto importante para a nossa administração. O Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, localizado no bairro Santa Cruz, tem 211 hectares e é a maior área verde de Volta Redonda. Recentemente reformamos as suas estruturas, foi criada toda a comunicação visual, inclusive trazendo conteúdo ambiental, trabalhando a educação aliada à comunicação, com crianças, jovens, terceira idade, todos os grupos. Também foram abertas trilhas interpretativas e bem estruturadas para que as pessoas possam fazer trilhas olhando a natureza”, lembrou o prefeito.

 

Por Fátima Santos com fotos de Geraldo Henrique   - SecomVR
Pin It