Quatro mil mudas já foram plantada; Essa ação faz parte do novo programa de arborização urbana da cidade

 

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, irá plantar mais de 15 mil mudas em todo o município até o final de 2019. Quatro mil já foram plantadas em diversos pontos da cidade, numa ação que faz parte do projeto de arborização e que prevê o plantio de 400 km de mudas em área urbana. 

 

O prefeito Samuca Silva afirmou que a intenção é transformar Volta Redonda numa cidade verde, com o avanço do plantio nos bairros com abertura dos berços (buracos abertos e preparados com terra preta e adubada para receber as mudas) e plantio de espécies nativas.

 

“Além dos parques naturais que estamos investindo, queremos deixar como legado uma cidade verde, que preserva e cuida do meio ambiente, ampliando as faixas de plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Mais verde, mais florestas, mais saúde para a população, com mais de 15 mil mudas plantadas em toda a cidade”, afirmou o prefeito. 

 

O município está investindo em programas de conservação da natureza, resultando na ampliação da área verde por habitante. Dois grandes projetos serão aplicados através de verba destinada de uma multa ambiental. O primeiro deles é a implantação do Jardim Botânico, na Ilha São João, e o outro a arborização das vias urbanas da cidade.

 

O secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, destacou que mais de quatro mil mudas já foram plantadas. “Essas mudas que foram plantadas fazem parte do projeto da rotatória e da terceira pista que está sendo construída na Rodovia dos Metalúrgicos. Plantamos centenas de mudas ao longo de toda a rodovia”, disse o secretário.

 

Maurício contou ainda que serão plantadas cerca de 300 espécies diferentes originais da mata atlântica da região e o objetivo é resgatar espécies raras e ameaçadas de extinção. Uma diferença é que agora os plantios são feitos no padrão internacional, no espaçamento, com as espécies corretas e intercaladas. Além disso, todas elas contarão com identificação.

 

Por Renan Ferreira com fotos de Geraldo Gonçalves

Secom/VR

Pin It