Prefeito Samuca Silva se reuniu com Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, se reuniu nesta segunda-feira, dia 23, com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal. O encontrou tratou de temas voltados a causa animal e futura criação do Plano Municipal de Defesa Animal. Também participaram da reunião o vice-prefeito, Maycon Abrantes; o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz; a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses; Janaína Soledad; e o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Quinto.

 

Samuca lembrou que o governo reativou o diálogo com os conselhos. “Nosso objetivo é claro. Colocar normas e políticas públicas para que os projetos tenham continuidade, independente do prefeito que estiver aqui”, afirmou o prefeito. Na reunião também foi discutido a criação do Plano Municipal de Defesa Animal, que vai nortear as políticas públicas para a causa animal nos próximos anos.

 

Ainda foi entregue pelo governo municipal e o Conselho de Proteção e Defesa Animal dois projetos de lei para o Poder Legislativo. Trata-se um da criação da Aliança Municipal de Defesa e Bem Estar Animal e outro que autoriza a Prefeitura a firmar convênios com ONGs e empresas privadas visando a defesa e o bem estar dos animais. “Foi um trabalho muito bacana feito pelo conselho e vamos enviar à Câmara com todas as considerações e documentos”, disse Samuca.

 

A presidente do conselho, Thaise Heringer Silva, comentou que fica muito feliz por ter esse interesse de conversa por parte do governo. “Ter o conselho já é uma grande vitória. É a primeira vez que a secretaria de Meio Ambiente se preocupa com as causas de bem-estar animal”, contou Thaise.

 

O prefeito Samuca aproveitou para lembrar os avanços na área de Meio Ambiente na cidade. “Além de todos os investimentos feitos visando a compensação ambienta. Nós ainda dobramos a capacidade de castração de cães e gatos”, comentou.

 

O grupo conversou ainda sobre a implantação de um castramóvel na cidade e um projeto de conscientização sobre adoção responsável nas escolas municipais.

 

Reunião com a APAE

 

Ainda na tarde desta segunda-feira, dia 23, o prefeito Samuca Silva esteve reunido com o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Mario Vitor Lopes para discutir projetos e parcerias entre a associação e a prefeitura.

 

As medidas visam melhorar a funcionalidade da entidade, dando continuidade aos trabalhos já desenvolvidos. O presidente, Mario Vitor, disse que é importante esse diálogo com a gestão atual para dar prosseguimento em algumas pendências. “O prefeito nos recebeu muito bem e está sensível as necessidades da instituição, atendendo as demandas solicitadas, com boa vontade. Muitos falam em criança especial e a gente fica feliz quando tem ações efetivas para resolver o problema dessa categoria”, disse Mario.

 

A reunião também teve como objetivo encaminhar alguns trâmites necessários para a realização de demandas atendendo a Apae com os mais de 300 assistidos. O vice-prefeito Maycon Abrantes e o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Quinto, também estiveram presente.

 

Samuca falou sobre as possibilidades do município e se comprometeu com algumas parcerias a serem realizadas para auxiliar a instituição. “É importante mantermos essa proximidade com a Apae para tomarmos conhecimento do andamento do trabalho da instituição, que é exemplar, e podermos ajudar no que for do nosso alcance. Nossa gestão está aberta a todo o tipo de diálogo”, finalizou o prefeito.

 

Por Ana Maria Mansur e Renan Ferreira com fotos de Gabriel Borges - Secom/VR
Pin It