Concurso fez parte da programação do evento Conexão Rio 2030 G20 Social, no Rio de Janeiro, que acontece nesta semana na capital fluminense

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), participou nessa quinta-feira, 14, no Rio de Janeiro, do evento Conexão Rio 2030 G20 Social. O convite veio do governo do estado, através da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que juntos implementam o projeto Rio Inclusivo e Sustentável.

“O G20 Social é uma iniciativa dentro do contexto do G20 que busca discutir políticas que melhorem a vida das pessoas, servindo como uma plataforma para compartilhar boas práticas buscando fortalecer a cooperação internacional em temas sociais”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Anderson de Azevedo.

Dentro da programação do Conexão Rio 2030, houve a premiação do concurso de boas práticas do Desafio dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), na manhã dessa quinta-feira, 14, no Armazém 1B, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. A iniciativa mobilizou grande parte dos municípios e Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro para contribuir na implementação da Agenda Rio 2030.

Volta Redonda concorreu com o projeto “Escola Sustentável, Eu Curto”, sobre a transformação da gestão energética nas escolas do município, unindo tecnologia e educação ambiental.

“Com lâmpadas LED e uma usina fotovoltaica, a Prefeitura de Volta Redonda reduziu o consumo em mais de 1 milhão kWh/ano, capacitou profissionais e impactou 35 mil alunos em práticas sustentáveis, promovendo energia limpa, redução de custos e formação de agentes transformadores. Fomos o primeiro município do país com eficientização energética em todas as escolas, com um modelo de sustentabilidade por parceria público-privada”, disse o secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda.

“O nosso projeto não levou a premiação, mas foi elogiado publicamente pela organização do evento e, com certeza, serve como referência para os outros municípios do estado e do país”, acrescentou Anderson.

Além de Anderson de Azevedo, também participaram do evento Conexão Rio 2030 G20 a chefe do Licenciamento Ambiental da SMMA, Gizely Gomes; e os assessores técnicos Gabriela Ribeiro e Robson Martins.

SMMA na Conferência Estadual de Meio Ambiente

Parte da equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda também participou da I Conferência Estadual de Educação Ambiental na última quarta-feira, 13. O evento, que teve como tema central "Educação Ambiental como Ferramenta no Enfrentamento à Crise Climática", aconteceu na Fábrica de Espetáculos, na Avenida Rodrigues Alves, bairro Saúde, na capital fluminense.

A conferência reuniu especialistas, gestores públicos e educadores para discutir o papel da educação ambiental na conscientização e mobilização social frente aos desafios climáticos atuais.

“Destaco a importância de ações educativas para promover a sustentabilidade e incentivar práticas que reduzam os impactos ambientais”, pontuou Anderson, que reafirmou o compromisso da SMMA com a formação de uma sociedade mais consciente e resiliente diante das mudanças climáticas.

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que foi à conferência no Rio de Janeiro era composta por Anderson de Azevedo; pela chefe do Licenciamento Ambiental, Gizely Gomes; pelos assessores técnicos Gabriela Ribeiro e Robson Martins; e pelas educadoras ambientais Vívian Paixão, Leilimar Lopes e Vanessa Teixeira.

Foto de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It