Dentre as atividades, secretaria municipal levou palestras para mais de 400 participantes dos Cras, e realizou a doação de mais de 500 mudas de árvores frutíferas e nativas

Com o compromisso de conscientizar e cuidar do futuro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Volta Redonda fez um balanço das atividades e projetos realizados no primeiro trimestre de 2025. De acordo com o levantamento, foram feitas ações educativas e ambientais que impactaram mais de 900 pessoas na cidade.

Através do programa “Educar Cras” – que tem o objetivo de fortalecer a consciência da preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável em crianças, adolescentes e idosos –, a equipe da secretaria realizou 15 visitas a unidades dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), levando palestras de educação ambiental para 191 crianças e 222 adultos.

Os temas abordados nos encontros foram escolhidos com foco na transformação do cotidiano das famílias, incentivando práticas sustentáveis como a criação de hortas em casa, a preservação dos recursos hídricos e a importância da reciclagem e da coleta seletiva.

Além das visitas aos Cras, a secretaria também promoveu ações com comunidades paroquiais, atendendo diretamente crianças de três paróquias da cidade: Igreja Santa Cruz (Eucaliptal), Igreja São Francisco de Assis (Retiro) e Igreja Santo Agostinho, reforçando o papel da educação ambiental como ferramenta de inclusão e cidadania.

Doação de mudas

Além da educação ambiental do “Educar Cras”, a secretaria também desenvolveu outra importante ação: a doação de mais de 500 mudas de árvores frutíferas e nativas, distribuídas durante eventos e atividades sociais, com o objetivo de estimular o plantio, o cuidado com a natureza e a arborização urbana.

“Essas iniciativas já somam mais de 900 pessoas diretamente impactadas apenas neste início de ano, fortalecendo a missão da secretaria de transformar a consciência ambiental em atitude, promovendo uma cidade mais verde, sustentável e preparada para o futuro”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Jorginho Fuede.

Foto de divulgação.
Secom/PMVR

Pin It