Rio Paraíba do Sul ficou com águas turvas e ETA Belmonte suspendeu as atividades

 

Na manhã desta terça-feira, dia 18, a ETA (Estação de Tratamento de Água) Belmonte teve que suspender o tratamento de água por conta do nível de turbidez do Rio Paraíba do Sul. O problema aconteceu devido a abertura da comporta da represa do Funil, que aconteceu por dias seguidos, e pela forte chuva que afetou a região. 

 

Segundo a equipe técnica da autarquia, a medida foi tomada para manter a qualidade do serviço ofertado. “Em casos como esse, de turbidez muito elevada, é necessária uma quantidade muito grande de produto para fazer o tratamento. Além de não resultar em uma água de qualidade para o consumo da população, nós temos um gasto muito alto. Então, a medida mais prudente é fazer a paralisação”, explicou o gerente de Água e Esgoto, Jardel Souza. 

 

De acordo com o diretor do Saae VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), José Geraldo Santos, o Zeca, o tratamento ficou interrompido por pouco mais de duas horas.  “Quando vimos que a turbidez estava muito elevada, nós paramos a estação para que a água entregue à população não perdesse a qualidade”, contou.

 

 Zeca alertou para a necessidade de uso racional da água e para que a população evite o desperdício. “O serviço já foi restabelecido, mas pode haver algum reflexo no abastecimento, já que estamos em época de alto consumo. Por isso, é importante que a população use de forma consciente”.

 

Secom VR
Pin It