Todas as entradas e saídas do município estão monitoradas; equipamentos de segurança vão coibir delitos envolvendo veículos

 

Volta Redonda implanta Cerca Inteligente e passa a contar com monitoramento em todas as entradas e saídas do município. Equipamentos de última geração, instalados em dez pontos da cidade, garantem fiscalização em 40 ângulos diferentes. Os principais objetivos do sistema são identificação e recuperação de carros roubados ou furtados e a apreensão de veículos envolvidos em delitos como sequestro relâmpago, atropelamentos e outros casos.

 

O sistema de monitoramento permite criar um banco de dados com todos os veículos que entram e saem de Volta Redonda. Ficam registrados o percurso, horário, dia e mês, placa do carro, foto e vídeo. Além disso, em outro arquivo constam todos os veículos roubados ou furtados no município durante o ano de 2018, chamado de “lista negra” pelos operadores do sistema.

 

De acordo com o presidente da EPD (Empresa de Processamento de Dados), Matheus Cruz, essa “lista negra” será atualizada com a ajuda da população. “É preciso que o cidadão seja rápido em comunicar qualquer ocorrido envolvendo veículos. Em caso de roubo ou qualquer outro delito, a pessoa deve informar, preferencialmente, a placa do veículo – ou alguma outra característica exclusiva – pelo 190, 153 ou 199 para que o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) inclua na ‘lista negra’”.

 

Assim, é possível identificar o veículo procurado no momento em que ele passa por qualquer ponto de monitoramento. A localização é feita em tempo real, pois as câmeras instaladas em Volta Redonda já possuem tecnologia que reconhecem caracteres – as placas -, sem necessidade de outro equipamento acoplado. “Essa característica torna o sistema mais eficaz com menos investimento”, contou Matheus Cruz.

 

Já o subcomandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Rodrigo Müller, explica que quanto mais rápida for passada a informação sobre um veículo roubado ou envolvido em algum tipo de delito, mas chance dele ser encontrado. “Se estiver na ‘lista negra’, conseguimos recuperar ou apreender antes que atravesse os limites da cidade”, disse.

 

Ele acrescentou que, desta forma, as equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal que fazem o serviço de campo podem ser direcionadas exatamente para onde o veículo está circulando. “Desta forma não há desperdício de tempo, gasolina e aumentamos a eficácia da operação”, falou, lembrando que os equipamentos são utilizados exclusivamente para segurança pública, “não servirão para autuações”, explicou Müller.   

 

O prefeito Samuca Silva afirma que a Cerca Inteligente é uma ação em prol da segurança pública de Volta Redonda que traz muitos benefícios à população. “A diminuição da criminalidade no município com a agilidade na recuperação de veículos roubados ou envolvidos em outros delitos pode gerar até uma diminuição no custo do seguro automotivo, já que o índice de criminalidade é um dos pontos analisados pelas seguradoras”, disse,

 

Samuca afirmou ainda que o programa poderá ser ampliado com a instalação de equipamentos em outros locais estratégicos dentro de Volta Redonda. “E ainda temos a possibilidade de implantar um sistema de reconhecimento facial para identificação dos motoristas, que também é possível com a tecnologia das câmeras utilizadas”.   

 

LOCALIZAÇÃO – Os equipamentos estão instalados em todas as saídas e entradas de Volta Redonda: nos bairros Ponte Alta, Santa Cruz, Belmonte, São Luiz, Santa Rita do Zarur, Três Poços, Vila Rica-Tiradentes e 207.

 

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR
Pin It