Representantes da prefeitura se reuniram com empreendedores e debateram sobre soluções inovadoras para a cidade
Representando o prefeito Samuca Silva, a subsecretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thaís Souza, e o diretor-presidente da EPD-VR (Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda), Matheus Moreira, participaram nesta quinta-feira, dia 28, do DemoDay BrazilLAB. Realizado no espaço Unibes Cultural, em São Paulo, o evento teve como objetivo aproximar soluções de Startups construídas para o setor público aos governantes mais inovadores do país.
“O Governo Samuca Silva está sempre em busca de inovação, tanto em gestão quanto em processos. E ganhamos visibilidade pelos avanços que temos conquistado na implantação de processos inovadores que desburocratizam, economizam e potencializam o uso dos recursos públicos”, comentou Thaís Souza.
De acordo com Matheus Moreira, o evento também é uma oportunidade para o Governo Municipal apresentar e debater os problemas recorrentes enfrentados pela administração pública em conjunto com a sociedade e o setor privado.
“É importante para conhecer o que o mercado está propondo como solução para essas problemáticas. E dessa forma, podemos levar a Volta Redonda o que há de mais inovador em ferramentas e soluções que rompem com o comum, o tradicional. Além de ser um ambiente propício para formação de parcerias e ampliação das redes de contatos”, comentou Matheus.
O DemoDay BrazilLAB é o evento que conclui a 3ª Edição do Programa de Aceleração do BrazilLAB. Nele, as seis melhores startups apresentam suas soluções para gestores públicos de todo o país, que avaliam e elegem os três vencedores.
Após a recepção dos convidados, a fundadora do BrazilLAB, Letícia Piccolotto, realizou a abertura do evento, seguida da apresentação das startups. Após o fim das apresentações, Beth Blauer, diretora executiva e fundadora do Centro de Excelência Governamental da Universidade Johns Hopkins (GovEx), fez uma breve apresentação relacionada ao tema, e, por fim, foram anunciadas as três startups vencedoras do Programa de Aceleração.
O prefeito Samuca Silva reforçou o importante trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura. Destacou avanços como a implantação do Regin (Registro Mercantil Integrado), que agilizou o atendimento e ajudou a desburocratizar a abertura de empresas, da Cerca Inteligente, que melhorou a segurança através da tecnologia, e o FiscalizaVR, que conecta o cidadão com a administração pública de forma rápida e prática.
“Ser convidado para participar de eventos dessa importância só confirma que estamos no caminho certo. Somos um governo que faz mais com menos, sempre visando o bem estar e a melhoria no acesso aos serviços públicos pela população”, frisou o prefeito.
O BrazilLAB recebeu 265 inscritos para a terceira edição do Programa de Aceleração, sendo selecionadas 33 Startups em dezembro passado. Foram realizados três módulos presenciais e mentorias on-line – que passaram por temas como experiência do usuário, aspectos jurídicos de serviços para governos e geração de impacto no setor público, entre outros.