A Prefeitura de Volta Redonda reuniu as perguntas mais frequentes dos usuários das redes sociais sobre Covid-19 e vacina e trouxe as repostas. Em caso de outras dúvidas, utilize o WhatsApp da Secretaria de Saúde do município (24)3339-9654.
1 - Qual é o calendário de vacinação por idade no município?
Previsão de vacinação
Junho - População em geral de 59 a 55 anos
Julho - População em geral de 54 a 45 anos e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
Agosto - População em geral de 44 a 35 anos
Setembro - População em geral de 34 a 25 anos
Outubro - População em geral de 24 a 18 anos
Atenção: A Prefeitura de Volta Redonda esclarece que o calendário unificado previsto acima poderá sofrer alterações dependendo do contexto pandêmico e/ou da quantidade de remessas recebidas.
2 - Pessoas que tiveram Covid-19 podem tomar a primeira ou segunda doses normalmente?
A recomendação é que a pessoa espere pelo menos 30 dias a partir do primeiro sintoma e 15 dias sem nenhum sintoma para poder tomar as doses.
3 - Primeira dose já garante a proteção? Qual a necessidade da segunda dose?
Não. Na primeira dose já começa a produção de anticorpos, mas ainda em quantidade insuficiente de garantir a proteção completa. A estimativa é que a vacina faça efeito 15 dias após a aplicação das duas doses, conforme estudos e testes realizados.
A primeira dose não perde a validade mesmo em caso de atraso na aplicação, porém é ineficiente sozinha. É importante que todas as pessoas tomem as duas doses assim que disponibilizada para sua faixa etária.
4- Após quantos dias de aplicação da vacina o corpo já tem anticorpos suficientes?
A estimativa é que a vacina faça efeito 15 dias após a aplicação do esquema completo, que é o de duas doses nas vacinas que estão sendo aplicadas no país, com exceção da vacina Janssen que ainda chegará ao país e é de apenas uma dose.
5 - Quem sofreu reação à primeira dose da vacina precisa ter medo da segunda dose?
Em geral, a tendência é que as segundas doses tenham reações mais brandas. É importante ressaltar que mesmo na primeira dose o risco de dores e mal-estar é, na maioria dos casos, leve e passageiro. Por isso, a proteção da vacina é infinitamente maior do que o desconforto que pode gerar.
6 - Posso tomar diferentes tipos de vacina para Covid-19?
Não. É preciso que primeira e segunda doses sejam da mesma vacina. Ainda não foi testada e aprovada a combinação de imunizantes diferentes.
7 - Depois de tomar a vacina, seja primeira ou segunda dose, devo continuar seguindo as medidas de proteção?
Sim. É necessário continuar usando máscara, evitando aglomeração e higienizando as mãos constantemente.
8- Volta Redonda segue o Plano Nacional de Imunização?
Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, Volta Redonda segue as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que determinou a vacinação prioritária de determinados grupos, incluindo idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19, pessoas com comorbidades, deficiências e outros. A partir de agora, o município segue também o calendário adotado pelo Governo do Estado do Rio.
9 - Vacinados contra Covid-19 podem receber a vacina da gripe e vice-versa?
Sim. É preciso aguardar 15 dias entre uma vacina e outra.
10- Tem “repescagem” de quem faz parte de grupo prioritário e não se vacinou?
Qualquer pessoa que faz parte dos grupos prioritários já vacinados pode procurar a unidade de saúde mais próxima do seu bairro e se vacinar. É preciso ficar atento à documentação exigida a cada prioridade, seja de comorbidade ou profissional.
11 - Quem é obeso precisa levar laudo para tomar vacina?
Sim. É necessária a comprovação de IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 40 com laudo médico.
12 - Com a mudança de tempo é possível que aumente a contaminação?
As medidas de distanciamento e circulação de ar devem ser ainda mais respeitadas em tempos de frio, evitando aglomeração principalmente em locais fechados. Outra medida é tomar a vacina da gripe para diminuir os casos de doenças respiratórias e as suspeitas negativas de casos de covid.
13 - Pessoas jovens com asma podem se vacinar contra a Covid-19?
Estão sendo vacinadas pessoas com idade a partir de 18 anos com asma grave, que tomam medicamentos imunossupressores todos os dias ou que tenham histórico de crises graves com internação hospitalar.
14- Como é definido o período entre uma dose e outra como no caso da Pfizer e AstraZeneca?
O intervalo de 12 semanas de ambas as vacinas foi definido pelo Ministério da Saúde com segurança de eficácia.
15 - Preciso tomar a segunda dose na mesma unidade de saúde onde tomei a primeira?
Não. A segunda dose pode ser aplicada onde for mais cômodo para a pessoa, desde que apresente o comprovante da primeira dose.
16 - O que acontece com as doses que sobram no dia, devido ao prazo de validade quando aberta?
A orientação é que as unidades busquem otimizar essas vacinas utilizando em pessoas que estejam logo a seguir dos grupos atingidos naquela data. As vacinas da AstraZeneca têm a validade um pouco maior, por isso há menos sobra da vacina.
17- Quando será a vacinação das lactantes?
As lactantes não fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que preconiza a vacinação contra Covid-19 apenas para gestantes e puérperas até 45 dias após o parto. Então, as lactantes serão atendidas de acordo com a faixa etária a que pertencem.
18 - Quais os profissionais da educação estão recebendo a vacina? Onde?
Todos os profissionais da educação pública e privada, tanto professores, quanto outros funcionários que trabalham em escolas, têm direito à vacina contra a Covid-19. A vacina está disponível nas unidades de saúde, onde também está disponível a vacina da gripe para esse público.
19 - Transtornos psicológicos como depressão e ansiedade estão classificados no grupo de comorbidades?
Somente são consideradas comorbidades para Covid-19 se acarretam perda de autonomia da pessoa. Sofrimento psíquico grave e permanente, conforme laudo e avaliação da equipe de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do município. Pessoas com casos considerados leves não fazem parte.
20 - Já há previsão de vacinação para menores de 18 anos?
A Anvisa liberou recentemente o uso da Pfizer em pessoas com idade entre 12 e 17 anos. O município aguarda a liberação pelo Ministério da Saúde, que inicialmente será para pessoas dessas idades, porém com comorbidades. As sadias deverão aguardar a sua vez de acordo com a redução das idades.
21 - Quais categorias de trabalhadores estão sendo vacinadas e quais ainda serão contempladas?
Todos os grupos prioritários para a Covid-19 já foram vacinados, à exceção dos trabalhadores da limpeza urbana, que têm previsão para vacinar em julho.
22 - Morava em outro estado e tomei minha primeira dose lá, posso tomar a segunda dose em Volta Redonda agora que moro aqui?
Sim. É preciso apresentar o cartão da primeira dose e os documentos exigidos.
23 - Qual o risco de contaminação por meio de comida tipo delivery?
O risco está na manipulação inadequada de alimentos com as mãos não higienizadas e alimentos crus. Mas não é uma transmissão frequente. De toda forma, as empresas que trabalham com delivery devem seguir as normas da Vigilância Sanitária.
24- Quem está tomando analgésicos e anti-inflamatórios pode tomar a vacina?
Sim, pode. Inclusive os analgésicos são recomendados em caso de reação à vacina.
25- Cardiopata pode tomar a vacina?
Sim, aqueles que estão enquadrados como grupo prioritário de doenças cardiovasculares já estão sendo imunizados no município.
26- Pessoas com psoríase podem tomar a vacina?
Pessoas que tenham casos graves e que utilizem medicamentos em dose imunossupressora sim. Formas leves ou controladas não fazem parte do grupo.
27 - Volta Redonda está defasada no calendário em comparação com outras cidades do Estado?
Não. Volta Redonda está adiantada. O calendário do Governo do Estado previa que o município atingisse o público de 55 anos até o fim de junho. Com a chegada de novas doses nos próximos dias, é possível que pessoas abaixo de 55 anos já sejam vacinadas ainda este mês.
28 - Qual o número de doses aplicadas no município?
Mais de 140 mil doses foram aplicadas no município, entre primeira e segunda doses.
29 - Pessoa que tem alergia pode tomar a vacina?
Sim. Apenas em alguns casos, mediante à avaliação médica, a vacina poderá ser feita em ambiente hospitalar para maior observação do paciente.
30 - Se estiver resfriada posso vacinar?
Não. Pessoas com sintomas gripais devem buscar avaliação médica para descartar a suspeita de Covid-19 e só depois receber a vacina.