Músicos renomados da instituição do Sul do Mississipi estão oferecendo masterclasses durante esta semana, antes do concerto comemorativo pelos 69 anos da cidade
A música é uma paixão que não tem fronteiras. Prova disso, é que o projeto “Volta Redonda Cidade da Música” está recebendo professores da Southern University of Mississipi (USM), dos Estados Unidos da América, para um intercâmbio educativo musical. As masterclasses – aulas avançadas com especialistas - ocorrem na sede do projeto, no bairro Vila Mury, até sexta-feira (7), véspera de uma apresentação comemorativa pelos 69 anos de emancipação de Volta Redonda, no Cine 9 de Abril.
Entre os visitantes estão o diretor da USM e maestro Colin McKenzie, a violinista búlgaro-americana Borislava Iltccheva e os contrabaixistas Marcos Machado e Daniel Magalhães. Este último, ex-aluno e professor do “Volta Redonda Cidade da Música” e que hoje é estudante da universidade norte-americana.
“Trazê-los ao projeto é uma realização tanto pessoal quanto um objetivo. Quando ganhei a bolsa para estudar na USM, uma coisa que repeti aqui foi: eu não ganhei a bolsa sozinho, mas junto comigo esteve todo o aparato do projeto. Então é a retribuição de tudo o que eu recebi aqui”, disse Magalhães.
A coordenadora do projeto, maestra Sarah Higino, enfatizou que as masterclasses são trocas de experiências entre gerações, com professores renomados da universidade norte-americana e uma oportunidade única aos jovens de Volta Redonda.
“Temos contato com essas grandes personalidades da música através do nosso ex-professor Daniel Magalhães. Volta Redonda deu um grande passo na música por entender que o projeto não forma somente o aluno que gosta de música, mas aquele que quer algo a mais. A cidade está tendo a oportunidade de proporcionar isto, através da Secretaria de Educação (SME) e da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). O governo municipal entendeu que é a criança que precisamos desenvolver e deixá-la no caminho certo”, disse Sarah, destacando que o estudante de música se torna uma pessoa mais sensível no trato com a sociedade e desenvolve valores como disciplina e respeito.
O estudante do Cidade da Música, Leonardo Guerra, de 13 anos, contou como tem sido a experiência com os músicos da USM.
“Sinto que melhorei muito com a aula da professora. Mesmo ela falando em outra língua, eu consegui entender mais ou menos o que ela ia falando e deu para poder aprimorar o que eu tenho de violino”, comentou.
Antes da grande apresentação de sábado (8), que contará com a regência do maestro Colin McKenzie e da maestra Sarah Higino, os grupos musicais do projeto junto aos professores da USM farão um recital na quinta-feira (6), às 19h30, no “Volta Redonda Cidade da Música”. O espetáculo é de graça e aberto ao público.
Cidade da Música
O Volta Redonda Cidade da Música foi idealizado e implantado em 1974 pelo professor e maestro Nicolau Martins de Oliveira. É considerado um celeiro de talentos e já formou uma série de músicos que se profissionalizaram em conjuntos e orquestras no Brasil e no exterior. Ele é mantido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Fevre.
Em 2015, quarto mandato do prefeito Antônio Francisco Neto, o projeto que funcionava no Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal, ganhou sede própria na Avenida Graham Bel, número 89, no bairro Vila Mury.
Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR