Evento, na manhã deste sábado, dia 16, foi voltado para alunos e professores da Fevre
Alunos e professores da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) foram apresentados à plataforma de capacitação da empresa de Tecnologia e Informática dos Estados Unidos, a Oracle Academy, na manhã deste sábado, dia 16, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no Colégio Getúlio Vargas. Uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e a empresa vai disponibilizar, gratuitamente, o curso, que garante certificação internacional.
Para apresentar a Oracle Academy, estiveram em Volta Redonda a representante da empresa, Fabiana Valente, o professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, Lúcio Gomes Peixoto, que utiliza a plataforma nas aulas, e alunos do curso pela instituição.
O professor Lúcio, que é de Volta Redonda e completou os estudos no Colégio Getúlio Vargas, foi o responsável pelas palestras. Ele começou a explanação, afirmando que ele é a prova de que qualquer aluno pode se beneficiar de uma capacitação como a oferecida pela Oracle Academy. “Sou do interior do Estado do Rio, oriundo de escola pública, e com conhecimento adquirido conquistei meu espaço no mercado de trabalho. Hoje atuo em um data center, uma empresa de tecnologia em São Paulo”, contou, acrescentando que a tecnologia está presente em diversas áreas de atuação.
Brenda Vilanova, de 15 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental no Colégio Getúlio Vargas estava na plateia. Interessada em conquistar o certificado pela empresa, ela não pretende atuar na área de ciência da computação, mas, assim como o professor Lúcio, acredita que o conhecimento da tecnologia pode ajudar em qualquer profissão. “Pretendo me formar em Química Farmacêutica, mas um certificado como este abre as portas de qualquer mercado de trabalho”, falou.
Alan Rosa Alacok, também de 15 anos e aluno do 9º ano do Getúlio, já tem interesse na área de tecnologia. “Pretendo criar jogos para computadores”, contou. Ele estava acompanhado do pai, Anderson Alacok, que apoia a decisão do filho. “Fico feliz que, aos 15 anos, ele se preocupe em adquirir conhecimento e saiba reconhecer uma oportunidade como participar de um curso como este”, afirmou.
A parceria entre a empresa e a Prefeitura de Volta Redonda foi formada por meio da EPD (Empresa de Processamento de Dados) e a Fevre. E o objetivo principal é proporcionar aos alunos da Rede Municipal a oportunidade de se capacitar e conquistar uma certificação internacional, valorizada no mercado de trabalho.
O diretor presidente da EPD, Matheus Moreira, afirma que a formação técnica é imprescindível, principalmente, para os jovens. “A área de tecnologia está em expansão e o número de vagas no mercado de trabalho ainda é maior que o número de profissionais capacitados”, disse.
Waldir Bedê, diretor presidente da Fevre, destacou que a capacitação não tem custo para a prefeitura e nem para os alunos. “E gerar mão de obra qualificada, com certeza de inserção no mercado de trabalho, é importante para a economia do município”, acredita.
A Oracle Academy atinge mais de 2,5 milhões de estudantes em mais de 150 países. Os estudantes desenvolvem habilidades de TI (Tecnologia da Informação) e de negócios através de softwares usados em centenas de indústrias enquanto os educadores se mantêm em dia com as tecnologias mais modernas.
O prefeito Samuca Silva disse que investir no conhecimento de novas tecnologias é garantir o profissional do futuro. “Ter alunos formados e capacitados para atuarem nesse mercado de trabalho mostra a preocupação e modernidade da educação no município. Essa parceria nos coloca como referência para outras cidades”, concluiu o prefeito.