Espaço da Fevre, localizado no Estádio da Cidadania, está recebendo melhorias em toda a sua estrutura para atender mais de 250 alunos da Melhor Idade

A reforma geral da Academia da Vida Oscar Cardoso, em Volta Redonda, avançou nesta semana em diversas frentes de trabalho. O espaço da prefeitura e administrado pela Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), localizado no Estádio da Cidadania, no bairro Jardim Paraíba, está recebendo melhorias em toda a sua estrutura, após a retomada das obras no fim do ano passado. Enquanto a reforma está em andamento, a unidade está funcionando em caráter temporário no Colégio Estadual Barão de Mauá, no mesmo bairro.

“Com apoio do deputado estadual Munir Neto e do prefeito Neto, conseguimos retomar as obras desse espaço tão importante para a Melhor Idade. Nossos alunos vão receber uma unidade revitalizada e mais confortável para que possam aproveitar ao máximo tudo que ela oferece”, afirmou o presidente da Fevre, Caio Teixeira.

As equipes que atuam na obra avançaram na colocação da estrutura de policarbonato, o piso do térreo e a estrutura para instalação de drywall, além de refazerem a laje da cúpula do telhado. Os próximos passos envolvem a proteção mecânica da laje e da cobertura de policarbonato, para não ter infiltração de água da chuva; a colocação do piso do segundo andar após a proteção, e a instalação do drywall.

Toda a reforma da Academia da Vida contempla a troca e impermeabilização de toda a cobertura; novo layout dos ambientes, com paredes em drywall; novo piso em porcelanato; troca do piso e impermeabilização da rampa próxima à unidade da Fevre; novas instalações elétricas; revestimentos nas paredes; novas instalações da rede de telefonia; colocação de forro acústico nas salas; e pintura geral, entre outras.

Espaço atende mais de 250 alunos

A Academia da Vida Oscar Cardoso, criada em 2002, durante o segundo mandato do prefeito Antonio Francisco Neto, atende atualmente mais de 250 alunos, beneficiando a Terceira Idade com projetos voltados para pessoas com mais de 60 anos, a quem são oferecidos cursos de atualização e extensão.

Iniciativa inédita no Brasil, a unidade educacional da Fevre tem como proposta pedagógica reforçar a linha de cuidado, atenção e promoção de envelhecimento saudável, com ações específicas voltadas à valorização da pessoa idosa.

O Curso Básico de Atualização é voltado para idosos com qualquer grau de escolaridade, bastando ser alfabetizado, e engloba cinco disciplinas: português, saúde, mundo contemporâneo, arte e informática. Ele tem duração de dois anos, com duas aulas por semana.

A Academia da Vida também oferece os cursos “Letramento”, “Português Básico” e “Matemática Básica”. Ao iniciar um dos cursos, o aluno pode escolher uma matéria de extensão. Em 2024, foram ofertados 17 cursos de extensão, incluindo Inglês, Bem Viver (Saúde), Informática, Mente Ativa, Teatro, Dança, Arte, Exercício e Movimento.

“Além da parte educacional, a Academia da Vida melhora e muito a qualidade de vida da nossa Melhor Idade. Um projeto do querido Oscar Cardoso que deu muito certo e se une a diversos outros espaços de serviços públicos que atendem a população de Volta Redonda”, frisou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Foto de divulgação.
Secom/PMVR

Pin It