Parceria entre FBG e CIEE tem como objetivo preparar o jovem e o adolescente em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho
A Prefeitura de Volta Redonda formou a segunda turma do projeto Jovem Alerta – Mundo do Trabalho e Desenvolvimento Humano, implantado em 2024 pela parceria da Fundação Beatriz Gama (FBG) e o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola). O projeto integra o novo ciclo de formação para os jovens e adolescentes do Projeto Educando o Adolescente Assistido (Peaa), que têm entre 14 e 18 anos.
As cerimônias de formatura para os 30 alunos que fizeram as aulas entre agosto e outubro aconteceram no auditório da prefeitura nessa quinta-feira, 31. Parte da turma recebeu o certificado pela manhã e o restante à tarde. No primeiro ciclo, outros 40 jovens e adolescentes se formaram, somando 70 em 2024. A próxima turma começa a estudar em 2025.
De acordo com a diretora social da Fundação Beatriz Gama (FBG), Ethiene Correia, a iniciativa tem por objetivo complementar a formação profissional dos adolescentes e jovens atendidos pela FBG, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, para que possam se destacar e prosperar no mundo profissional.
“A fundação paga uma bolsa para que esses jovens sejam inseridos no mercado de trabalho, atuando em setores públicos, exercendo atividades práticas, por quatro horas, de segunda a sexta-feira. E para fazer complementação na parte pedagógica, de relacionamento, como se comportar no ambiente de trabalho, durante uma entrevista, como preparar um currículo e até na questão acadêmica, contamos com os parceiros do projeto Jovem Alerta”, explicou Ethiene.
O curso tem duração de três meses, divididos em 25 oficinas, com aulas por duas vezes na semana, com três horas de duração. As aulas acontecem no auditório da prefeitura e nos espaços parceiros como a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB).
Para o presidente da Fundação Beatriz Gama, Vitor Hugo de Oliveira, o projeto reafirma o compromisso da instituição em promover mudanças positivas na vida de cada um desses jovens. “Essa iniciativa busca não apenas capacitar, mas também acolher e proporcionar uma verdadeira transformação para esses jovens e adolescentes, abrindo portas para oportunidades de trabalho e crescimento pessoal”, disse.
Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.