Cerimônia na quadra da FBG contou com presença de familiares dos formandos e entrega de certificados

Cerca de 350 alunos dos cursos profissionalizantes gratuitos da Fundação Beatriz gama (FBG), em Volta Redonda, receberam nesta terça-feira (3) seus certificados, durante cerimônia de formatura realizada na sede da FBG, no Retiro, com a presença de familiares e autoridades. Essa é a segunda formatura dos alunos do segundo semestre, com a primeira entrega dos diplomas acontecendo para alunos do Centro de Socioeducação Irmã Asunción de La Gándara Ustara (Cense Volta Redonda) e Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad).

O presidente da FGB, Vitor Hugo de Oliveira, participou da mesa de abertura da cerimônia, agradecendo aos alunos e familiares pela presença, e parabenizou o corpo docente dos cursos.

“Essa é a segunda turma do ano, a outra foi no primeiro semestre. E essa de agora é a maior turma que a gente teve nos últimos anos. A gente está com 12 cursos profissionais aqui dentro, e os nossos instrutores são de ponta. É o melhor corpo de instrutores que a Fundação já teve nos últimos tempos. São pessoas que, além de muito dedicadas, sabem fazer o que se propõem”, afirmou Vitor Hugo.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, também participou da cerimônia e destacou a parceria com a FBG para realização dos cursos – pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) foram três oficinas (Ornamentação de Eventos, Depilação e Maquiagem) para cerca de 70 alunos de bairros como Siderlândia, Retiro e Santo Agostinho.

“A Fundação Beatriz Gama contribui muito com a Assistência Social, porque nós, juntos, conseguimos atingir um público que a demanda só da assistência às vezes não consegue. A empregabilidade é importante, porque a gente prepara mão de obra para o comércio, para o atendimento ao público, e conseguimos que as famílias se reorganizem e venham buscar um pouco mais de renda para ajudar no dia a dia. Isso, para nós, é muito importante, agrega valores na família”, afirmou a secretária.

Também estiveram presentes na cerimônia, representando o deputado estadual Munir Neto, os assessores Gustavo Salomão e Denise Carvalho. Após as falas dos membros da mesa de abertura e da oradora representando os alunos, foi realizada a entrega dos certificados, e o buffet comemorativo foi aberto a todos os presentes.

Cursos

O público-alvo do Projeto Cursos Profissionalizantes é formado por adolescentes, jovens e adultos com idades a partir de 14 anos, munícipes de Volta Redonda. As aulas tiveram início em agosto com os seguintes cursos profissionalizantes e localidades: na sede FBG, foram ministrados cursos de Cabeleireiro, Corte e costura, Confeitaria, Depilação com designer de sobrancelhas, Estética Corporal, Maquiagem, Mecânica de autos, Manicure com alongamento de unhas em gel, Empreendedorismo e trança; no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santo Agostinho, a capacitação foi de Ornamentação de Eventos; no Cras Retiro, Empreendedorismo; e no Cras Açude, os alunos participaram de curso de Depilação com designer de sobrancelhas e Maquiagem.

Já no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), destinado ao cumprimento de Medida Socioeducativa de semiliberdade do Departamento Geral de Medidas Socioeducativas (Degase), o curso oferecido foi o de Barbearia, e comtemplou 60 adolescentes do sexo masculino.

No Centro de Socioeducação Irmã Asunción de la Gándara Ustara, unidade para cumprimento de medida socioeducativa de internação do Degase – com capacidade para 90 adolescentes do sexo masculino, sendo 60 internações definitivas, 24 provisória e 6 acautelados – foram oferecidos os cursos de Oficina de xadrez, Capacitação Gradual para Leitura, Introdução à Informática básica, Elétrica Predial e Barbearia. Na Unidade Provisória do Cense, onde a permanência dos atendidos é de no máximo 45 dias, foram ofertadas as oficinas de Barbeiro e Introdução à Informática Básica.

Próximas turmas

As inscrições para o novo semestre estão previstas para o período entre os dias 18 e 28 de fevereiro de 2025, de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio-dia. Os interessados deverão residir em Volta Redonda e apresentar no ato da inscrição cópias de documento com foto, CPF e comprovante de residência.

A aula inaugural está prevista para a primeira quinzena de março, com término para o final de junho. Os cursos serão mantidos, podendo haver mudança nas localidades dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) de acordo com a demanda de interesse.

O projeto

O Projeto Cursos Profissionalizantes é voltado para a profissionalização de jovens e adultos através da Fundação Beatriz Gama, e buscam aperfeiçoar habilidades a fim de gerar oportunidades e crescimento pessoal e profissional. Os cursos têm curta duração (quatro meses), com 70% das aulas em módulo prático, com conteúdo focado nas necessidades reais do mercado, gerando condições aos participantes de desenvolvimento do empreendedorismo e geração de renda.

Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Pin It