Em dia com drive-thru na Ilha São João e vacinação na rede, são vacinados também adultos, jovens e idosos

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta quarta-feira, dia 08, a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades com 17 anos. Além disso, o município ampliou a segunda e terceira doses, em dia com drive-thru na Ilha São João e imunização na rede de Atenção Básica nas Unidades de Saúde (UBS e UBSF).

Desta forma, também foram vacinados adultos, jovens e idosos. As unidades dos bairros: Retiro II, Vila Mury, Volta Grande, Santa Cruz, Conforto, Siderlândia, São Geraldo e Vila Rica/Tiradentes funcionaram com horário estendido até as 18 horas, mesmo horário do fim do drive-thru.

Somente no drive-thru foram vacinadas 4.089 pessoas com a segunda dose. Os números dos postos de saúde estavam sendo computados e devem ser totalizados até a manhã desta quinta-feira, 9.

Adolescentes

Os adolescentes de 17 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação ocorre em todas as 46 Unidades de Saúde. A imunização em adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos teve continuidade, sendo que mais de mil deles já foram vacinados. O município priorizou a vacinação desse público (com comorbidades), seguindo a determinação do Ministério da Saúde. Gestantes, puérperas e lactantes acima de 12 anos seguiram recebendo a primeira dose em todas as Unidades de Saúde.

Repescagem para jovens e adultos

Volta Redonda também continuou ofertando repescagem de primeira dose para jovens acima de 18 anos, sendo que este público foi atendido nas Unidades de Saúde.
A secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, esclareceu que o município depende da entrega de novas remessas para dar prosseguimento à vacinação dos adolescentes em geral, na faixa etária, estabelecida pelo Ministério da Saúde até 12 anos de idade.

“Temos capacidade para vacinar todos os nossos adolescentes, porém dependemos, exclusivamente, da chegada de novas remessas de vacinas para ampliar a idade desse grupo. Ainda não temos previsão de entrega de mais vacinas, entretanto já solicitamos ao governo do estado”, disse a secretária.

Terceira dose em idosos

A terceira dose contra a Covid-19 está sendo direcionada para idosos acima de 70 anos, tendo sido vacinados até 17 de março com a segunda dose. As terceiras doses também foram descentralizadas em todas as 46 Unidades de Saúde espalhadas nos bairros do município para facilitar o acesso de todos aos pontos de vacinação.

No feriado da Independência, idosos acamados ou com alguma dificuldade de locomoção receberam a dose de reforço em domicílio por meio das equipes de imunização da secretaria municipal de Saúde. Idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) já receberam a terceira dose.

Segunda dose na Ilha São João

As segundas doses das vacinas AstraZeneca (Oxford), Pfizer/BioNTech e CoronaVac foram aplicadas em drive-thru na Ilha São João até as 18 horas. Vacinados com AstraZeneca e Pfizer até 23/06 e pessoas vacinadas com a CoronaVac até 17/08 reforçaram a imunização contra o novo coronavírus.

Os jovens que foram vacinados com a CoronaVac dentro do calendário municipal, começaram nesta quarta-feira a receber a segunda dose. Uma das vacinadas foi a coordenadora de Juventude de Volta Redonda (CoordJuv), Larissa Garcez, que destacou alegria e gratidão ao ser vacinada.

“Pra mim, além de uma alegria profunda em ter a segunda aplicação com menos de um mês, é também motivo de gratidão a todos os esforços municipais que foram feitos para que pudéssemos garantir da aplicação das 3º doses aos idosos à imunização completa da nossa juventude e assim, ter nossa cidade com um plano de imunização referência no estado! A vacina é o produto final que chega para nós brasileiros da ciência e dela a nossa gratidão a todas e todos responsáveis por esse respiro de esperança. Depois de tanto sofrimento, mortes e impactos sociais e humanos receber a imunização é um grande alívio e sinal de esperança em dias melhores, mas que em hipótese alguma retira de nós a responsabilidade de continuar respeitando as normas sanitárias”, comentou.

Outro vacinado com a segunda dose foi Augusto Pacheco, de 59 anos, que elogiou a organização e rapidez na vacinação. “Muito feliz com a vacinação, mesmo não tendo a vacina AstraZeneca optei pela intercambialidade com a segunda dose da Pfizer garantindo a proteção. O atendimento foi ótimo, rápido e tudo muito organizado”, disse o morador.

A professora Fernanda Renato, de 43 anos, comentou sobre a importância do reforço da imunização no retorno às aulas. “É um momento muito especial de volta às aulas com todos os profissionais vacinados e em breve nossos adolescentes também”, disse.

Outra vacinada no drive-thru foi Cenilda Ferreira, de 51 anos, destacando que proteção nunca é demais. “Estou me sentindo muito bem com mais essa dose de proteção, um alívio”, falou.

 

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR 

Pin It