Oito unidades funcionarão com escala estendida, quatro até as 21h30 e outras quatro até as 18h30 em bairros diversos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou nesta quinta-feira, dia 16, a vacinação contra a Covid-19 para todas as 46 Unidades de Saúde da rede de Atenção Básica, com um detalhe: o horário de funcionamento em oito unidades foi estendido para imunização. As unidades dos bairros: 249, São João, Vila Mury e Volta Grande funcionarão até as 21 horas – esses locais também são polos de acolhimento a casos suspeitos da Covid-19. Também funcionarão em escala estendida, até as 18h30, as unidades situadas nos bairros: Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, São Geraldo e Santo Agostinho.
O município deve receber uma nova remessa de vacinas nesta quinta-feira, e com isso, baixar a idade do público-alvo da primeira dose. Por enquanto, os adolescentes de 15 anos ou mais seguem recebendo o imunizante. A primeira dose também está sendo destinada aos adolescentes de 12 a 14 anos (com comorbidades), gestantes, puérperas e lactantes acima de 12 anos e jovens acima de 18 anos em repescagem.
Os documentos necessários para a vacinação são: identidade, comprovante de residência, CPF ou cartão do SUS. Os adolescentes com comorbidades devem apresentar também um laudo médico que comprove a condição clínica.
Segunda dose
As datas para segunda dose das vacinas AstraZeneca (Oxford) e Pfizer/BioNTech foram alteradas. Vacinados com a primeira dose de um desses imunizantes até 26/06/2021 devem se direcionar a uma Unidade de Saúde mais próxima para receber a dose.
Para receber a segunda dose em qualquer Unidade de Saúde é necessário apresentar o cartão de vacinação Covid.
A secretaria de Saúde aguarda uma nova remessa da vacina CoronaVac para poder redirecionar a data da segunda dose.
Terceira dose
Os idosos acima de 70 anos vacinados com a segunda dose até 23/03/2021 podem solicitar a dose de reforço em qualquer unidade apresentando o cartão de vacinação Covid, que comprove a aplicação das vacinas anteriores.
As pessoas com alto grau de imunossupressão também têm acesso a dose de reforço sendo uma determinação do Ministério da Saúde. Imunossuprimidos vacinados com a segunda dose até 19/08/2021 devem procurar uma unidade para fazer a vacinação.
Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR