Primeiro dia da campanha contou com ações educativas na Mini Cidade do Trânsito na Ilha São João
Começaram na manhã desta quarta-feira, dia 18, as ações da campanha Semana Nacional do Trânsito, em Volta Redonda, que este ano tem como tema “No trânsito, dê sentido à vida”. A turma do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Luiz Cantanhede, do Brasilândia, participou de atividades na Mini Cidade do Trânsito, na Ilha São João. Para a jovem Rebeca dos Santos, 10 anos, foi muito legal o dia de aprender fora da escola.
“Primeira vez que participo de evento sobre trânsito. Eu vejo muita gente ultrapassando o sinal vermelho e é importante aprender sobre as regras do trânsito. A minha mãe dirige e respeita as regras”, comentou Rebeca, que teve o apoio do colega de classe Lucca Bittencourt, de 11 anos: “Já dirigi kart em shopping e achei legal vir aqui hoje, até porque é a primeira vez que venho à Ilha São João”.
A primeira atividade para os estudantes foi uma palestra/teatro da Guarda Municipal que contou com uma apresentação de ventríloquo. O objetivo foi destacar informações e ações sobre segurança no trânsito, como atravessar na faixa, atentar para mudança de sinalização nos semáforos, entre outras. O comandante da GMVR, Dalessandro de Assis, ressaltou a importância de fazer com que as crianças se tornem multiplicadores das boas práticas no trânsito.
“Desde pequeno precisamos criar cidadãos, aprender sobre ética, direitos e deveres. E no trânsito não é diferente, você deve cumprir seus deveres e exigir os seus direitos. As crianças assimilam melhor e passam para os pais também. Se um pai comete uma infração mínima, o filho alerta. É muito importante ter esse evento, conversar com as crianças para se tornarem adultos conscientes”, afirmou Dalessandro.
Em seguida, os alunos assistiram a uma exposição do 22º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) que levou um acervo com equipamentos utilizados pelos bombeiros, como extintor e a escada magirus. Depois foi a vez de os estudantes percorrerem a Mini Cidade do Trânsito com o carrinho e aprender na prática sobre as regras do trânsito.
O prefeito Samuca Silva falou sobre a importância de ações educativas no trânsito e ressaltou o trabalho realizado pela estrutura da administração municipal. “Estamos com a Guarda Municipal garantindo o cumprimento das regras do trânsito, mas o papel educador é fundamental para criar um trânsito mais seguro. E nada melhor que começar com as crianças, formando cidadãos conscientes. Parabéns a todos que estão investindo nessa campanha muito importante para nossa sociedade”.
A Semana Nacional do Trânsito segue até o próximo dia 25, com ações também na Vila Santa Cecília e no Kartódromo Internacional, no bairro Aero Clube, incluindo distribuição de material informativo. Participam estudantes da rede pública, jovens da Fundação Beatriz Gama (FBG) e crianças do projeto Guarda Mirim. O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista, chamou a atenção para a importância da campanha no sentido de preservação da vida.
“Estamos conscientizando principalmente sobre a prevenção. São muitos os atores no trânsito e cada um tem seu papel. A Semana Nacional do Trânsito ajuda a reforçar esse sentimento de pensar em um trânsito mais seguro para todos”, frisou o secretário.
Como parte da programação, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil irá expor maquete e levará o jogo de tabuleiro “Riscolândia”, que ensina como prevenir e como agir em casos de catástrofes naturais. Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Unicef, o jogo apresenta aos estudantes como funciona a Defesa Civil para que sejam multiplicadores de informações na família e na comunidade.
Confira a programação da campanha para esta semana:
19/09 (Quinta-feira) - Kartódromo Internacional de Volta Redonda
Horário: Das 14h às 16h
- Escola Municipal Tocantins
20/09 (Sexta-feira) - Vila Santa Cecília
Horário: Das 9h às 11h
- O Corpo de Bombeiros de Volta Redonda para apresentação/exposição;
- Defesa Civil exposição/apresentação;
- Escola Municipal Fernando de Noronha;
- A Guarda Municipal com a inspetora Wilma com equipe e guarda mirim;