Autarquia promoveu palestras com psicóloga e pedagoga sobre os desafios de quem tem Transtorno do Espectro Autista e a importância do acolhimento da família e pessoas próximas

Em alusão ao “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), em conjunto com a Cipaa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio), realizou nesta quarta-feira (16) uma palestra com servidores da autarquia no auditório da sede localizada no bairro Aterrado. O objetivo foi levar até os funcionários um pouco sobre os desafios dos portadores do TEA, e o papel importante de acolhimento e compreensão da família e pessoas próximas.

A palestra foi apresentada pela pedagoga Florisbela Perpétua e pela psicóloga Bianca Sena. “É gratificante poder divulgar e conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista, uma pauta ainda pouco conhecida”, disse Florisbela. “Mas que tem ganhado espaço na sociedade e que nos últimos anos nota-se um avanço em relação à convivência social e à aceitação”, complementou Bianca.

Quem participou da palestra foi a supervisora de Segurança do Trabalho do Saae-VR, Priscila Aredes, ressaltando que informar sobre o autismo ajuda a quebrar estigmas e preconceitos. “Quando colegas e gestores entendem o que é o Transtorno do Espectro Autista, ficam mais preparados para lidar com as diferenças de forma respeitosa e empática.”

“Nosso objetivo é contribuir para proporcionar um melhor convívio para todos, com aprendizado mútuo e inclusão. E essa foi uma ótima oportunidade de inserir esse debate sobre o autismo com nossos servidores”, afirmou o diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, citando que o Saae possui convênio com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e parceria com o projeto “Diploma Cidadão”, para a inclusão de pessoas com deficiência.

Foto de divulgação.
Secom/PMVR

Pin It