Todas as Unidades de Saúde vão funcionar das 08 às 16 horas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes, além de aplicação contra o novo coronavírus
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado, dia 23, das 08h às 16h, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, em todas as 46 Unidades de Saúde (UBS e UBSF). A iniciativa é para atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes até 17 anos. Ao todo são 18 imunizantes disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação determinado pelo Ministério da Saúde.
Os profissionais de saúde irão avaliar quais doses precisam ser aplicadas, mesmo que estejam atrasadas. O ministério suspendeu o intervalo entre doses, ou seja; qualquer pessoa pode receber mais de uma vacina no mesmo dia. A multivacinação visa à proteção de todas as doenças que podem ser evitadas com a imunização. Para vacinar, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: caderneta de vacinação da criança ou do adolescente, além do CPF ou cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Vacinação contra a Covid-19
Simultaneamente neste dia, em todas as unidades do município, também haverá aplicação de primeiras, segundas e terceiras doses da vacina contra a Covid-19. Volta Redonda recebeu nesta sexta-feira, dia 22, novas remessas de vacinas para prosseguir com o cronograma de aplicação das doses. Assim, como em sábados anteriores pessoas acamadas receberão em domicílio a dose de reforço pelas equipes volantes de vacinação da SMS.
O município continua oferecendo repescagem de primeira dose para pessoas a partir de 12 anos. As segundas doses das vacinas AstraZeneca (Oxford) e Pfizer/BioNTech para pessoas vacinadas com a primeira dose até 27/08/2021 e de CoronaVac para vacinados até 02/10/2021.
As doses de reforço estão sendo direcionadas para profissionais de saúde acima de 40 anos, vacinados com as duas doses até 01/05/2021; profissionais de saúde que atuam em hospitais, serviços emergenciais e unidades de vacinação, vacinados duas doses há mais de quatro meses; pessoas com comorbidades acima de 40 anos, vacinadas com duas doses há mais de seis meses.
Também recebem a dose de reforço em Volta Redonda, pessoas de 60 a 79 anos, vacinadas com as duas doses até 01/05/2021; idosos com 80 anos ou mais, vacinados com duas doses até 24/07/2021; imunossuprimidos graves, vacinados com duas doses até 24/09/2021.
Foto: Geraldo Gonçalves-Secom/PMVR