Corporação municipal que comemorou 64 anos em fevereiro, conquistou status de secretaria municipal na gestão Samuca Silva
A Guarda Municipal de Volta Redonda, que em fevereiro deste ano completou 64 anos de fundação, ganhou na gestão do prefeito Samuca Silva, status de secretaria municipal com a reforma e modernização administrativa realizada no ano passado. Até julho deste ano, a GM já conseguiu recuperar 19 veículos furtados para a devolução aos seus proprietários. Aumentou o patrulhamento ostensivo nos centros comerciais, como Vila Santa Cecília, em apoio aos trabalhos das policias Militar e Civil, integrando suas ações com as forças de segurança. E tem conquistado o apoio da população.
Os veículos encontrados são verificados no sistema de trânsito, levados para a sede da 93ª Delegacia Policial no bairro Aterrado, acautelados, até encontrar e devolvê-los aos seus legítimos proprietários. “A Guarda Municipal está de parabéns em ter encontrado e devolvido o meu carro, um Gol, em tempo tão curto. Eu quero pessoalmente ir a sede da Guarda agradecer por este serviço”, reagiu o mecânico de montagens Rosemar Soares Valente, que foi a delegacia policial este ano buscar o carro, vitima de furto, roubo sem uso de mão armada.
Outra conquista na atual administração, foi o respeito a Legislação Federal pelo prefeito, com a indicação de comando de nomes dos próprios integrantes da corporação municipal, que antes vinham de outras forças de seguranças de não integrantes da Guarda Municipal. Além do seu centro de inteligência para receber denúncias e reivindicações da comunidade, o Ciosp( Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), reforçou o efetivo através de concurso público feito pela prefeitura, ganhou novas viaturas e uniformes.
O prefeito Samuca Silva justificou os investimentos realizados. ” Investimos cerca de R$ 1 milhão para reequipar a Guarda Municipal, dando lhe status de secretaria municipal, melhores condições de trabalho, novos uniformes para substituir os velhos e desgastados sem reposição em estoque, novos veículos adquiridos, o início do RAS, Regime Adicional de Serviços. A Guarda presta serviços essenciais a população, na organização do trânsito, na atuação em colaboração com os órgãos de segurança pública, no patrulhamento na portas das escolas e na redução de casos de violência”, disse Samuca.
O novo comandante da Guarda Municipal, Dalessandro de Assis, que sucedeu no comando a Paulo Henrique Dalboni, que hoje assessora a Secretaria Municipal de Segurança Pública, recém criada – participou no último mês de cursos de capacitação de Liderança com o grupo, comenta o trabalho e a atuação do grupo. “A Guarda é amiga e prestadora de serviços da população e necessita estar sempre atenta, fazendo novas capacitação profissional para garantir serviços de qualidade na ponta do atendimento público”, destacou.
Ambos os comandantes, o ex e o atual, são pessoas que foram escolhidas nas fileiras da GM, nomeados pelo prefeito Samuca Silva, valorizando o quadro profissional da corporação.
Balanço de Atuação
Entre os serviços da Guarda Municipal para a população, estão as rondas preventivas e ostensivas nas ruas, proteção e vigilância do patrimônio público, Patrulha Escolar nas escolas do município, ações com a Patrulha Maria da Penha para conter atos de violência contra as mulheres, orientação, fiscalização e policiamento de trânsito, apoio a Defesa Civil e outros órgãos municipais, ações integradas com as forças de segurança, projeto Guarda Cidadã em integração com as associações de moradores, atuação direta no projeto Guarda Mirim ajudando a orientar e formar futuros cidadãos nas comunidades mais carentes, gerando o orgulho dos familiares com os resultados.
As atribuições fazem parte do Decreto 15.150 de maio de 2018 na modernização administrativa feita na gestão do prefeito Samuca Silva. O comandante e o subcomandante são secretário e subsecretário da Secretaria da Guarda Municipal na nova estrutura administrativa. Este ano, de janeiro a julho, a Guarda Municipal evitou assaltos na Vila Santa Cecília, ajudou as policias Militar e Civil na prisão de suspeitos pegos em flagrantes, ajudou a salvar vidas ao interferir numa tentativa de suicídio que foi frustrada com a ação, e no apoio às atividades da Defesa Civil durante o período de chuvas intensas de verão, onde famílias precisaram de socorro urgente.