Ação fortalece a divulgação do documento, que também é feita por oficinas para jovens do município
A Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) inicia nesta sexta-feira (22) a distribuição do Estatuto da Juventude do Brasil para todas as unidades de ensino de Volta Redonda, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, incluindo as redes Municipal, Estadual e Particular. Os exemplares foram enviados ao município pela Secretaria-Geral da Presidência da República no último mês de outubro.
A entrega vai começar pelos bairros Aterrado e Vila Santa Cecília. As primeiras unidades beneficiadas serão os colégios estaduais Barão de Mauá e Guanabara, além do Instituto Estadual Professor Manuel Marinho; colégios Anglo-Americano, Interativo, Espaço Verde, Batista e Garra Rede de Ensino, da rede particular; o Colégio Professora Delce Horta Delgado, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre); e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Ao todo, 55 instituições de ensino vão receber o documento.
“Vamos equipar as bibliotecas das escolas que atendem o público jovem no município com uma cópia do Estatuto da Juventude, e assim otimizar o trabalho da equipe da CoordJuv que promove oficinas de divulgação do documento”, afirmou a coordenadora da Juventude, Larissa Garcez.
Ela lembrou que a iniciativa se tornou possível com a doação de cinco mil exemplares pelo governo federal. “Volta Redonda foi contemplada após monitoramento feito pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que identificou o bom trabalho desenvolvido pela CoordJuv voltado para o público jovem e a demanda pelas cópias do estatuto”, explicou Larissa.
Oficinas de divulgação do Estatuto da Juventude
A equipe da Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda percorre a cidade periodicamente para divulgar os direitos dos jovens. A mais recente oficina sobre o estatuto aconteceu na última terça-feira (19) no Centro Oportunizar, quiosque da CoordJuv, na Vila Santa Cecília. O espaço recebeu 20 adolescentes e jovens do Programa Curumim do bairro 249, projeto da Casa da Criança e do Adolescente.
Foto de divulgação – Secom/PMVR.