Material, produzido em parceria com o UniFOA, foi apresentado nessa sexta-feira (20); no mesmo evento foi anunciada a nova diretoria do conselho municipal

O lançamento de uma revista com os principais projetos desenvolvidos e o anúncio da nova diretoria do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) encerraram as atividades de 2024 da Coordenadoria da Juventude (CoordJuv) de Volta Redonda. O evento, no auditório da prefeitura, reuniu representantes das instituições parceiras, jovens assistidos e membros do conselho municipal na tarde dessa sexta-feira (20).

A revista foi produzida em parceria com o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), que apoia a CoordJuv em diversos projetos. E representando a universidade, estavam na mesa o coordenador da Escola de Comunicação da Instituição, Douglas Gonçalves; e o professor Edilberto Venturelli, que explicou um pouco do processo de construção do “documento”.

O papel da coordenadoria; o Centro Oportunizar, que prepara e apoia para inserção no mercado de trabalho; o Trampo Jovem, ferramenta de envio de vagas de emprego, estágio e cursos grátis via aplicativo de mensagem; o Semeando Juventudes, de capacitação e orientação profissional; a parceria com a Co.Liga, escola virtual de Economia Criativa; o Juventude em Dados – conhecer para transformar; o Pré-Vestibular Social, que prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); o Universitário Sangue Bom, de incentivo à doação de sangue; o Se Liga Juventude, com ações de cidadania; e as atividades do Mês da Juventude, são algumas das ações abordadas na revista.

A coordenadora da Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, que em 2024 também atuou como presidente do Conselho Municipal, lembrou a trajetória de reconstrução da Política Municipal de Juventude (PMJ). “Essa revista resume todo o trabalho realizado nesses quatro anos. A reestruturação do serviço e os avanços alcançados como a realização das conferências municipais e as participações marcantes nas etapas estaduais e nacionais. Tudo isso é resultado de um trabalho conjunto com instituições parceiras, sociedade civil e, principalmente, do apoio incondicional do prefeito Neto (Antonio Francisco)”, falou.

Larissa acrescentou que a Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda aderiu ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), que promove a articulação e organização da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da sociedade civil para a promoção de políticas públicas de juventude. “Somos o segundo município do Estado do Rio integrado ao sistema e o único do interior”, destacou, acrescentando que isso sela o compromisso da prefeitura em continuar desenvolvendo políticas públicas para a juventude.

“Mais uma demonstração clara desse compromisso é que, a partir de 2025, a Coordenadoria da Juventude passará a ser secretaria municipal”, contou Larissa, chamando à mesa o futuro secretário municipal da Juventude de Volta Redonda, Munir Francisco Filho. “Estamos nesse processo de transição e tenho certeza de que o Munir vai dar continuidade as ações e avançar ainda mais”, disse.

Diretores eleitos para mandato em 2025

De acordo com eleição realizada neste mês de dezembro, a nova diretoria do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) de Volta Redonda será composta pelo representante dos Movimentos Sociais do Interesse da Juventude (Coletivo Democracia Verde), Rodrigo Beltrão, como presidente, tendo como vice a diretora do Departamento de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), Mariana Pimenta.

O primeiro secretário é Luís Antônio, representando o Movimento Estudantil Universitário (DCE-UGB) e a segunda secretária é a coordenadora da CoordJuv, Larissa Garcez, que deixa a presidência do conselho em 2025.

Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It