Objetivo é fazer encontros periódicos com os jovens que cumprem medidas socioeducativas no município

A equipe da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) de Volta Redonda promoveu nessa semana uma atividade cultural com os internos do Cense (Centro de Socioeducação) Irmã Asunción de la Gándara Ustara, unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), no bairro Roma. Nove jovens, com idades entre 12 e 21 anos, participaram de Roda de Rima na tarde da última quinta-feira, 16.

“Esta foi a primeira atividade da Sejuv no Degase, mas sabemos que a prefeitura já atuava com esses jovens por meio da Coordenadoria da Juventude. Pretendemos fazer encontros periódicos com os internos do Cense”, falou o secretário da Juventude, Munir Francisco Filho, acrescentando que ainda em janeiro haverá mais duas atividades com os jovens que cumprem medida socioeducativas na unidade.

“O objetivo é dar oportunidade a eles enxergarem oportunidades para que, ao deixarem a instituição, não pensem em cometer delitos, e sim queiram dar uma nova direção na vida”, reforçou o secretário.

História do Hip Hop

A atividade foi coordenada por Letícia Felizona e Calebe Prado que compõem o cenário das Rodas de Rima em Volta Redonda. Como essas rodas culturais são parte do movimento Hip Hop, eles ensinaram a história do ritmo musical e propuseram a interação com os internos. A dinâmica aconteceu com cada um dos jovens sugerindo uma palavra. Depois, Letícia fez uma rima usando as palavras escolhidas pelos jovens.

As Rodas de Rima são uma manifestação cultural geralmente promovida e organizada por jovens já inseridos no circuito da cultura urbana, com objetivo de gerar um espaço de encontro, de expressão, de lazer e divertimento de baixo custo. E é bom lembrar que, em Volta Redonda, em 2022, essa expressão cultural ganhou o título de Patrimônio Cultural e Imaterial de Volta Redonda.

Foto de divulgação – Secom/PMVR. 

Pin It