Município foi um dos primeiros a administrar nova dose de reforço para pessoas acima de 70 anos
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi uma das primeiras cidades a oferecer a 4ª dose contra a Covid-19 para idosos. Iniciada em 4 de fevereiro deste ano, a medida já beneficiou 8.492 idosos acima de 70 anos – incluindo acamados – e também imunossuprimidos, a partir de 18 anos.
O intervalo para este reforço é feito após quatro meses da terceira dose. Inicialmente, o Ministério da Saúde havia determinado a nova dose de reforço para pessoas com imunossupressão. Entretanto, em Volta Redonda, devido ao alto índice de hospitalizações e óbitos em decorrência da doença no início deste ano, a secretaria de Saúde ampliou a 4ª dose para idosos nesta faixa etária.
O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, ressaltou que a adesão dos idosos acima de 70 anos tem sido satisfatória, diariamente este público procura às unidades básicas de saúde para completar o esquema vacinal.
“A maioria da quarta dose foi aplicada em idosos, a administração municipal tomou esta decisão de ampliação da nova dose de reforço devido ao processo natural de envelhecimento. Idosos têm queda da imunidade natural, por isso, a necessidade de reforço da proteção contra Covid-19”, comentou.
A aplicação da 4ª dose acontece em todas as 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs), das 9h às 16h, para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos, a partir de 18 anos, que tenham recebido a 3ª dose até 13/11/2021.
Algumas unidades funcionam com horário estendido para atendimento até as 18h30: 249, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho e Volta Grande.
Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR