Semop acompanhou instalação no bairro Jardim Esperança. Dos 380 equipamentos fixados pelo município, 100 já estão em funcionamento
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda vem trabalhando intensamente na instalação de novas câmeras, dentro do projeto “Cidade Monitorada”, que vai beneficiar todo o município com 700 equipamentos. Recentemente, o bairro Jardim Esperança recebeu a câmera que vai monitorar a entrada e a praça principal do bairro. Até agora são cerca de 380 câmeras fixadas, sendo que 100 delas já estão gravando as imagens.
O serviço foi comemorado por vários moradores que acompanharam de perto a instalação, entre eles a presidente da Associação de Moradores, Maria Hilda; a vice-presidente Sheila Sampaio; a inspetora Érica, da Unidade de Guarda Comunitária (UGC), e o vereador Luciano Mineirinho.
O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, que fez questão de acompanhar a colocação da nova câmera:
“O trabalho de fixação das câmeras está avançando pelo município, entrando em todos os bairros da cidade, dos maiores aos menores. O local escolhido para a colocação da câmera no Jardim Esperança seguiu o planejamento técnico da Semop, levando em conta a viabilidade, análise criminal e o interesse público da parte de moradores e do vereador Mineirinho. Por isso é importante a participação de todos”, concluiu o secretário.
Cidade Monitorada – a instalação das 700 novas câmeras faz parte do projeto “Cidade Monitorada”, que prevê ainda a recuperação das câmeras existentes. O município já conta com o sistema de monitoramento Sentry, com as câmeras de leitura inteligente conhecidas por OCR (optical character recognition), que permitem fazer a leitura de placas. Este sistema é integrado ao banco de dados do Ministério da Justiça, permitindo detectar se o veículo tem registro de roubo/furto ou se o proprietário responde a algum processo ilícito.
Foto: Cedida pela Semop- Secom/PMVR