Curso tratou do tema ‘Segurança e Cidadania Digital’, que será abordado com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental
Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda passaram por uma capacitação em tecnologia nesta quinta-feira, 28. O curso aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), com turma pela manhã e à tarde, respeitando o contraturno dos 90 profissionais que participaram. O objetivo é ampliar o uso da tecnologia nas atividades escolares.
Com o tema “Segurança e Cidadania Digital”, professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental aprenderam e debateram sobre fake news (notícias falsas) e cyberbullying (agressão moral com intuito de ridicularizar, assediar ou perseguir alguém). O objetivo é que tratem destes assuntos, que tornam inseguro o mundo digital, nos próximos meses em sala de aula.
De acordo com o professor Bruno Moreira, que coordena a equipe de Tecnologia Aplicada à Educação – Mídias da SME, formada por outros cinco professores, “o curso oferece aos educadores ferramentas e métodos necessários para ensinar os fundamentos de segurança e cidadania digital em sala de aula. Uso de senhas, respeito, verificar e o que compartilhar, por exemplo”.
O próximo encontro com os professores será de forma online, por plataforma digital, no dia 12 de maio. Eles vão passar por capacitação sobre um recurso tecnológico que vão utilizar em sala de aula.
O coordenador de Mídias ressaltou que a Secretaria de Educação também está adquirindo equipamentos tecnológicos como televisores para as escolas e notebooks e chromebooks para os professores, que vai garantir mais tecnologia no ensino público de Volta Redonda.
“Os professores que participaram da capacitação participaram de seleção interna entre profissionais que mostraram interesse em trabalhar com a parte de tecnologia e no laboratório de informática, já tinham essa prática antes da pandemia e ainda outros que não tinham essa prática antes. Todos participaram de Trilha Formativa (formação continuada) durante o ano passado, receberam certificado, e passaram por entrevista pela equipe de mídia da SME”, contou Bruno.
Foto: Divulgação – Secom