Com exceção da capital, município alcança maior número de doadores graças a campanha de divulgação
O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, anexo ao Hospital São João Batista (HSJB), conquistou o 1º lugar em coleta de sangue no interior do estado do Rio de Janeiro. O levantamento feito pelo Hemorio – que coordena os hemonúcleos dos estados – é referente ao mês de abril. Volta Redonda ocupou o terceiro lugar entre os 92 municípios, sendo que a capital carioca (Rio de Janeiro) ficou nas duas primeiras posições por sediar os hemonúcleos Hemorio e do Inca (Instituto Nacional de Câncer).
O coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, comentou que as campanhas de divulgação possibilitaram chamar a atenção dos doadores.
“As campanhas de divulgação nos ajudaram muito na conscientização da doação de sangue. Agrademos à imprensa pelo apoio e às pessoas que sempre contribuem com o Núcleo de Hemoterapia. É muito importante lembrar que cada doação pode salvar até quatro vidas”, disse.
O Núcleo de Hemoterapia fornece hemocomponentes para quatro unidades de saúde em Volta Redonda, e para mais duas em municípios vizinhos. O médico também fez um alerta para incentivar os jovens a fazerem a doação periódica de sangue.
“É importante lembrar que os menores de 16 e 17 anos também podem doar sangue, precisam apenas de uma autorização dos pais”, avisou Lula, aproveitando para agradecer pelo comparecimento dos doadores fixos do hemonúcleo.
A doação pode ser feita periodicamente. Os homens podem doar com um intervalo de dois meses, e as mulheres precisam de um intervalo de três meses entre as doações.
Como doar?
O Banco de Sangue funciona no Hospital São João Batista e a captação de doadores é feita das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. E após o procedimento, a equipe separa os hemocomponentes (hemácias, plasma e plaquetas).
Requisitos para ser doador
Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis);
Estar em boas condições de saúde (quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não deve doar sangue);
Aguardar dois dias se foi vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac;
Aguardar sete dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante.
Foto: Arquivo - Secom