Ação contará com estande do projeto ‘Coluna Reta’, show ao vivo com cover da Patrulha Canina e diversas atividades esportivas e sociais
A Prefeitura de Volta Redonda irá promover neste domingo, dia 18, um evento para celebrar o Junho Verde, mês de conscientização da escoliose. A ação irá acontecer na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, das 9h às 13h, e contará com a presença de um estande do “Coluna Reta”, projeto pioneiro no Brasil, implantado pela Prefeitura e que promove a prevenção com triagem contínua para diagnóstico precoce da escoliose idiopática pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
“Estaremos apresentando as ações do projeto que, atualmente, em parceria com o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) está realizando um trabalho de ampliação da prevenção e de busca ativa por crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos de idade, visitando todas as unidades da Rede Municipal de Ensino”, ressaltou o ortopedista especialista em coluna e responsável pelo “Coluna Reta”, Juliano Coelho.
A festividade contará também com shows do cover da Patrulha Canina e Lorena e banda; caminhões da Brinquedolândia e do Cabeleireiros da Cidadania; tendas com serviços de saúde; atrações culturais do serviço de convivência e apresentação de atividades dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social); aulas de pilates, yoga, musculação, thai fit e funcional; e distribuição de pipoca e algodão doce.
O evento Junho Verde conta com a participação das secretarias municipais de Ação Comunitária (Smac), Saúde (SMS), Educação (SME) e Esporte e Lazer (Smel), além do apoio do UniFOA.
Projeto Coluna Reta
Pioneiro no Brasil, o projeto “Coluna Reta” foi implantado pela Prefeitura de Volta Redonda em junho de 2021, promovendo a prevenção e o tratamento/correção da escoliose idiopática pelo SUS. As cirurgias ocorrem no Hospital São João Batista (HSJB) e o programa já realizou mais de 20 procedimentos – a indicação para a cirurgia é quando a curvatura da coluna do paciente está acima de 45 graus –, além de ter encaminhado mais de 50 crianças e adolescentes para sessões de fisioterapia.
Secom/PMVR