Ação ocorreu neste sábado, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e celebrou também os dois anos da Patrulha de Proteção ao Idoso

 

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), promoveu na manhã deste sábado (15), no térreo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, um movimento pelo fortalecimento dos direitos dos idosos, com exibição de filmes, apresentações de capoeira e musical com projeto "Arena da Viola", oficina de defesa pessoal e distribuição de pipoca. A ação reuniu centenas de pessoas e foi celebrada no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento também marcou os dois anos de criação da Patrulha de Proteção ao Idoso de Volta Redonda e o lançamento da mascote da secretaria, o Semopinho.

O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou que o objetivo da ação, que ocorreu em conjunto com as secretarias de Assistência Social (SMAS), Esporte e Lazer (SMEL), Cultura (SMC), foi fortalecer o que já vem sendo exercido em Volta Redonda, que é a garantia do respeito, da qualidade de vida e dos direitos dos idosos. O evento contou com a parceria do Instituto Dagaz, que lançou o projeto “Cinestesia às Margens”, e apoio da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), do Conselho do Idoso, da Operação Segurança Presente e da Polícia Civil (93ª DP).

“Volta Redonda é uma cidade que valoriza os seus idosos com esporte, assistência social, cultura e hoje conta também com um trabalho consistente de proteção. E o dia 15 é uma data mundial, então precisamos criar essa onda para que as pessoas conheçam cada vez mais os direitos dos idosos. Só dessa forma, com informação, vamos frear a violência que existe contra a nossa Melhor Idade. Hoje aqui trouxemos uma atividade cultural, de lazer para que os idosos se sintam prestigiados e que possamos garantir cada vez mais os direitos deles”, disse o secretário.

O deputado estadual Munir Neto, presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), destacou as ações que vêm sendo adotadas por ele na defesa dos idosos no âmbito estadual.

“Debater a violência contra o idoso nos permite encontrar mecanismos para prevenir, identificar e acabar com os abusos que tantos idosos ainda sofrem. Estamos dialogando constantemente com o Governo do Estado e com o Judiciário, fiscalizando e exigindo o cumprimento das legislações. Queremos implementar em todo estado os programas e projetos que dão certo em Volta Redonda, como a Patrulha do Idoso, que é um sucesso e já foi aprovada na Alerj”, enfatizou o parlamentar, citando que denúncias podem ser feitas à comissão pelo telefone: 0800 023 9191.

O prefeito Antonio Francisco Neto também prestigiou o evento, elogiou o trabalho da Semop e do deputado estadual Munir Neto na defesa dos direitos dos idosos e agradeceu os integrantes da Melhor Idade por ajudarem a construir a história de Volta Redonda.

“Sou muito grato ao trabalho que o Munir vem fazendo como deputado estadual. Nunca ninguém ajudou tanto o município em tão pouco tempo como ele. Agradeço também ao coronel Henrique pelo trabalho feito pela Patrulha do Idoso. Muito obrigado pela presença de todos e por acreditarem no nosso município. A nossa gratidão é eterna. Estou muito feliz em poder estar aqui e poder dizer: ‘Muito obrigado por vocês serem um grande exemplo para essa cidade’”, disse Neto, pedindo uma grande salva de palmas a todos os idosos ali presentes.

Aprovação dos idosos

A aposentada e moradora do Siderlândia, Adelir Costa dos Santos, a “Dona Fia”, esteve presente no evento e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Ordem Pública de Volta Redonda.

“É um trabalho maravilhoso. Só de fazerem visitas nos ginásios, nos grupos de convivência, no qual eu faço parte, é muito importante. Com essa presença a gente se sente mais seguro, fica mais bem informado sobre os direitos que nós temos. E sobre o evento, eu amei”, disse.

O engenheiro mecânico aposentado Acir Carvalho disse que há mais de 50 anos mora em Volta Redonda e disse o quanto se sente seguro na cidade.

“É evidente o cuidado que o pessoal da Ordem Pública tem com o idoso. Temos muito a agradecer ao coronel Henrique, à prefeitura e a todo esse trabalho que vem sendo feito em Volta Redonda. A gente vê o carinho que o coronel e o prefeito Neto têm com os idosos. E é de verdade. Hoje nós temos canais de comunicação diretos com o coronel Henrique, numa integração com as polícias Civil e Militar. Sem dúvidas que eu me sinto mais seguro”, garantiu Acir, que é morador da Morada da Colina.

O metalúrgico aposentado Júlio Lopes, morador do Vila Rica/Tiradentes, também elogiou a iniciativa de proteção ao idoso promovida pela Semop.

“A gente vê que hoje a população no Brasil está envelhecendo e Volta Redonda é uma cidade que acolhe muito o idoso. Esse trabalho de apoio, proteção e de guarda é muito importante. Em uma palestra que assisti eu vi a importância de as pessoas conhecerem os seus direitos e terem eles garantidos. Porque é uma fase da vida que as pessoas não são cuidadas. Esse trabalho da Ordem Pública tem sido fantástico”, elogiou.

O movimento contou ainda com a participação das secretárias municipais de Esporte e Lazer e Assistência Social, Rose Vilela e Rosane Marques, a "Branca"; dos subsecretários de Ordem Pública e de Cultura, subtenente Amauri Pego e Frederico Paschoeto; da advogada Adriele Gama, membro da Patrulha do Idoso e coordenadora do projeto Advogado Social da Smas; dos vereadores Renan Cury e Paulinho AP, entre outros.

Fotos: Cris Oliveira/Secom PMVR

Pin It